Stock Car chega à metade da temporada com 58% do grid no pódio

A Stock Car vem escrevendo uma história empolgante em 2023. Até agora foram realizadas cinco etapas, sendo cada uma com duas corridas,

Postado em: 03-08-2023 às 17h20
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Stock Car chega à metade da temporada com 58% do grid no pódio
Autódromo Velocitta será o palco da sexta etapa da temporada 2023 (Foto: Marcelo Machado de Melo / Stock Car)

A Stock Car vem escrevendo uma história empolgante em 2023. Até agora foram realizadas cinco etapas, sendo cada uma com duas corridas, totalizando dez largadas.  E, como é padrão na categoria, os números são impressionantes: nada menos que oito pilotos diferentes venceram, com pole positions diferentes em todas as ocasiões. Ao todo, 18 competidores – 58% do grid – já estiveram no pódio ao menos uma vez na temporada. 

Com esses dados, os ingredientes para mais uma jornada emocionante estão postos à mesa para este fim de semana (5 e 6/8), quando a principal categoria do país chega à primeira metade do calendário composto por 12 etapas. O sexto encontro do ano será realizado no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. 

Curiosidades

Continua após a publicidade

O Autódromo Velocitta possui extensão de 3.443 metros, 12 curvas e percorrido em sentido anti-horário, o circuito já foi palco de 20 corridas na Stock Car. Desde então, 14 pilotos venceram ao menos uma vez, com destaque para o ‘rei da pista’ e líder da temporada 2023, Thiago Camilo, piloto da Ipiranga Racing, com três triunfos no traçado interiorano, sendo dois em 2019 e um em 2021.

Além de Thiago Camilo, outros cinco pilotos entre os integrantes do top-10 do campeonato já subiram ao topo do pódio em Mogi Guaçu (SP): Rubens Barrichello e Ricardo Zonta (com 2 vitórias cada), e Gabriel Casagrande, Guilherme Salas e Ricardo Maurício, cada um com uma vitória. 

Também escreveram seus respectivos nomes na galeria dos vencedores no traçado do Velocitta: Felipe Fraga e Átila Abreu, ambos com duas conquistas, e Bruno Baptista, Julio Campos, Diego Nunes, Lucas Foresti, Matías Rossi e Felipe Lapenna, com um triunfo cada.

Na disputa entre as marcas no traçado de Mogi Guaçu (SP), a Toyota leva ligeira vantagem na batalha contra a Chevrolet. A montadora japonesa lidera o placar de vitórias contra a oponente por 6 a 4 e também supera a fabricante do Cruze em poles, com 3 a 2 até o momento.

Classificação

Thiago Camilo ganhou ligeiro respiro na ponta do campeonato depois da última etapa, realizada no Autódromo de Interlagos. O piloto da Ipiranga Racing lidera com 151 pontos, 17 de vantagem para seu concorrente mais próximo Gabriel Casagrande, da A.Mattheis Vogel, que não pontuou nas duas corridas daquela etapa.

O tricampeão Daniel Serra, da Eurofarma RC, é o terceiro colocado com 131 pontos, apenas três a menos que Casagrande. Cesar Ramos, da Ipiranga Racing, é o quarto colocado, com 114 pontos, enquanto Rubens Barrichello, da Mobil Ale, tem 108. 

Ricardo Zonta, da RCM Motorsport, que venceu no Velocitta nos dois últimos anos, avançou bem no campeonato e aparece em sexto lugar com um total de 104 pontos. O top-10 é completado por Guilherme Salas e Felipe Baptista, ambos da KTF; Rafael Suzuki, da Pole Motorsport, e Ricardo Maurício, da Eurofarma RC.

Programação

As atividades de pista para a Stock Car começam nesta sexta-feira (4), com a realização de uma sessão exclusiva para os pilotos ‘rookies’, seguida de um shakedown, ainda pela manhã, e do treino livre 1, ao meio-dia. O sábado (5) vai contemplar mais um treino, às 8h45, e a definição do pole position e do grid de largada com a sessão classificatória, marcada para 13h. A Corrida 1 terá largada às 11h30 do domingo (6), com a segunda prova iniciando às 12h10.

Veja Também