Uma fase de grupos para ninguém botar defeito

Curiosidades da primeira fase da Copa do Mundo Feminina

Postado em: 03-08-2023 às 23h12
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Uma fase de grupos para ninguém botar defeito
Favoritas a disputa do título Brasil e Alemanha ficam pelo caminho. (Foto: FIFA)

A fase de grupos da Copa do Mundo Feminina da Austrália e Nova Zelândia pode ter chegado ao fim, mas não faltou emoção nessa primeira fase da competição. Teve goleada, seleção ganhando pela primeira vez, outras classificando no último minuto e outras parando na trave. Sem contar a zebras e surpresas. 

Maior Goleada

Da história da Copa do Mundo Feminina a maior goleada aplicada foi em 2007 quando a Alemanha venceu a Argentina por 11 a 0, mas na competição deste ano não tivemos tantos placares com grandes vantagens assim.

Continua após a publicidade

A Holanda foi quem aplicou a maior goleada deste ano, ao vencer o Vietnã na terceira rodada da fase de grupos por 7 a 0. Outro jogo com direito a muitos gols foi o da Noruega, também na terceira rodada, ao vencer a Filipinas por 6 a 0. A Alemanha aplicou um 6 a 0 contra Marrocos, na primeira rodada.

Seleções Invictas

Apenas três seleções venceram os três primeiros jogos. Pelo Grupo C o Japão não deu chance para ninguém e conquistou o 100% de aproveitamento, sem contar que marcou 11 gols e não sofreu nenhum.

Já a Inglaterra também foi imbatível pelo Grupo D, mas foi mais econômica na hora de marcar os gols. Foram oito gols a favor e sofreu apenas um. A Suécia também conquistou os nove pontos disponíveis nessa primeira etapa. A seleção europeia marcou nove gols e sofreu um. 

Melhor Jogo

A melhor partida foi a partida entre a Alemanha e Colômbia. Mesmo com o favoritismo das alemãs, a Colômbia não se intimidou e fez um jogo duro contra a seleção europeia. Os gols da partida aconteceram no final do segundo tempo. 

As colombianas abriram o placar com um golaço de Caicedo, no abafa Popp empatou para a Alemanha. A partida caminhava para o empate, mas a torcida não deixou de acreditar e empurrou a equipe sul-americana com gritos de “Sí se puede” ( “sim, é possível”, em tradução livre) que foi a loucura com o gol de Venegas nos acréscimos. Foi a primeira vez que a Colômbia venceu a Alemanha.

Zebra 

Brasil e Alemanha, favoritas ao título, ficaram na fase de grupos. Ambas as equipes terminaram no terceiro lugar com quatro pontos. Com uma vitória, um empate e uma derrota. 

A seleção brasileira e alemã eram dadas como certas para a segunda fase pelo grupo que ficaram, mas não foi bem assim que a história terminou. O Brasil chegou com o status de Campeã da Copa América de 2022, enquanto a Alemanha é vice-campeã da Eurocopa de 2022.

Ficou na Trave 

Portugal e Estados Unidos disputaram a última vaga no Grupo H. As equipes fizeram um jogo bastante equilibrado no primeiro tempo, mas no segundo as norte-americanas foram superiores, mas não intimidaram as portuguesas. O empate estava classificando os Estados Unidos e na reta final Ana Capeta parou na trave,a melhor chance do jogo e gol que classificaria Portugal. 

Artilharia 

Com quatro gols marcados, Miyazawa  do Japão e Popp da Alemanha dividem a artilharia da Copa do Mundo, mas apenas a japonesa segue na disputa. Logo em seguida  com três gols marcados vem Sophie Haug da Noruega, Diani da França, Roord da Holanda, Ilestedt da Suécia e Lauren James da Inglaterra.

Ary Borges também tem três gols marcados na competição, mas assim como a atacante da Alemanha não segue na disputa por conta da eliminação precoce na fase de grupos.

Veja Também