Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Em busca do bicampeonato, família Varela tenta repetir 2022 no Sertões

Com os UTVs listados entre favoritos, time luta por bom resultado na principal prova da temporada 2023

Postado em: 10-08-2023 às 19h51
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Em busca do bicampeonato, família Varela tenta repetir 2022 no Sertões
Rodrigo e Mazzei em ação durante o Sertões de 2022 | Foto: José Mario Dias/Fotop

A equipe Varela Can-Am Monster Energy está em Petrolina, interior do estado de Pernambuco, para a disputa do 31º Rally dos Sertões BRB. O time, que no último ano venceu o evento com o piloto Rodrigo Varela e o navegador Matheus Mazzei, tenta repetir a façanha. Para tanto, inscreveu quatro UTVs, todos tripulados por duplas experientes e competitivas.

Além de Rodrigo e Mazzei, o time conta com o bicampeão (2000 e 2015) do Sertões nos carros, Reinaldo Varela com o navegador, Aristóteles Fiuza; o vencedor da categoria UTVs em 2017, Bruno Varela, ao lado de Gustavo Bortolanza; e Gabriel Varela com seu novo navegador, Ênio Bozzano.

Atual campeão do Sertões, Rodrigo Varela atentou para o fato de que, apesar da prova ser mais curta neste ano, a navegação permanece como a principal questão. “A navegação vai ser bem difícil. Pelo menos essa é a orientação que temos, já que o roteiro só é revelado a cada dia de prova”, explicou. O piloto ainda alertou sobre os cuidados redobrados nos trechos de serra, onde haverá muitas pedras, de todos os tamanhos, inclusive grandes rochas.

Continua após a publicidade

O tricampeão mundial, Reinaldo Varela, prevê que um dos grandes triunfos do time será o lado técnico, após melhorias feitas nos modelos Can-Am Maverick X3. “Depois de uma grande preparação, finalmente chegamos ao Sertões e sentimos que nosso UTV está tinindo para os desafios que vamos enfrentar, principalmente pelas evoluções que aferimos nos últimos eventos que participamos”, avaliou. “Mas, é claro, é uma prova sempre muito complicada. Ter calma para não danificar o equipamento vai ser essencial”, ponderou.

Entusiasmo

Vencedor em 2017, Bruno Varela vê o entusiasmo da equipe no principal desafio do rally brasileiro como “motivação para acelerar mais”. “É sempre legal chegar no Sertões, eu ajudei a montar nossa estrutura e agora realmente bate aquela ansiedade”, confessou. “Estamos com um time muito forte e nossa expectativa é brigar por bons resultados. Chegamos como a equipe atual campeã, mas vai ser difícil, começando já da primeira especial que tem 370 km. Vai ser bem puxada. Depois temos a terceira e quarta que formam, juntas, a maratona. Mas todas as etapas merecem atenção. Vencer o Sertões requer muito empenho”.

Gabriel Varela aposta na constância para sair do Sertões com um bom resultado. “É sempre importante estarmos com tudo em 100% para essa prova, que é a mais esperada e mais desejada do ano. Mas a atenção aos detalhes e o foco em manter um ritmo constante são o que pode fazer a diferença no Sertões. Por mais curioso que possa parecer para quem não disputa rallies de alto rendimento, nossa meta é tentar não bater em nada, andando o mais veloz possível. Essa eu diria que é nossa lição de casa aqui para a nossa equipe”, disse Gabriel Varela.

Programação

O Rally dos Sertões 2023 tem início marcado para esta sexta-feira, dia 11 de agosto, com o prólogo e a Super Prime. O evento terá oito etapas, sem dia de descanso e percorrendo três estados. A etapa maratona deste ano, na qual os competidores não podem utilizar apoio mecânico e precisam fazer os reparos em seus próprios veículos, será de ida e volta entre Petrolina e Xique-Xique, na Bahia.

Confira a programação do Sertões 2023:


Prólogo (11/8) – Petrolina (PE);
1ª etapa (12/8) – Petrolina (PE) > Petrolina (PE): 372 km/671 km;
2ª etapa (13/8) – Petrolina (PE) > Petrolina (PE): 174 km/246 km;
3ª etapa (14/8) – Petrolina (PE) > Xique-Xique (BA): 404 km/509 km (maratona);
4ª etapa (15/8) – Xique-Xique (BA) > Petrolina (PE): 324 km/613 km (maratona);
5ª etapa (16/8) – Petrolina (PE) > Crato (CE): 213 km/494 km;
6ª etapa (17/8) – Crato (CE) > Sobral (CE): 207 km/673 km;
7ª etapa (18/8) – Sobral (CE) > Cruz (CE): 226 km/357 km;
8ª etapa (19/8) – Cruz (CE) > Cruz (CE): 160 km/357 km.

Veja Também