Futuro e presente dentro das quadras

Seleção principal se prepara para a Sul-Americana, enquanto a sub-19 para nas oitavas

Postado em: 10-08-2023 às 22h32
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Futuro e presente dentro das quadras
Lucarelli, Bruninho, Lucão e Thales se juntaram com o restante da delegação, após “férias” estendidas. (Foto: Divulgação FIVB)

O Campeonato Sul-Americano de Vôlei é o segundo compromisso da seleção brasileira na temporada antes do Pré-Olímpico. A competição acontece em Recife, a feminina entre os dias 19 e 23 e a masculina entre 26 e 30. Em turno único com todas as equipes jogando contra todas quem fizer mais pontos ao final das cinco rodadas é campeão.

Já no Mundial de Vôlei sub-19 a seleção feminina e masculina foram eliminadas nas oitavas de final, pela seleção norte-americana e búlgara, respectivamente.

Sul-Americano Feminino

Continua após a publicidade

As brasileiras são as maiores campeãs da competição, são 22 ouros e 11 pratas. Depois de ser eliminada nas oitavas da VNL pela China por 3 sets a 1, as comandadas de Zé Roberto vão estrear contra o Chile, no sábado (19), às 20h30. Além do Brasil e Chile, a competição conta com a participação da Argentina, Colômbia e Peru. 

Zé Roberto convocou 17 atletas para essa fase de treinamento, mas terá que cortar três jogadores da lista, já que o regulamento da competição permite apenas 14 atletas inscritas. 

São elas: Roberta e Macris (levantadora); Carol; Diana; Lorena e Thaisa (centrais); Gabi; Júlia Bergmann; Maiara Basso; Pri Daroit; Rosamaria e Tainara (ponteiras), Lorrayna; Lorenne; Kisy (opostas); Natinha e Nyeme (líbero).

Sul-Americano Masculino

O treinador Renan optou por ter à disposição 15 atletas, mas apenas 14 poderão ser inscritos. Os atletas que estão treinando em Saquarema, no Rio de Janeiro são: Bruninho e Cachopa (levantadores); Alan, Felipe Roque e Abouba (opostos); Lucarelli, Leal, Honorato e Adriano (pontas); Lucão, Flávio, Otávio e Judson (centrais) e Thales e Maique (líberos).

A seleção masculina está no grupo junto com Argentina, Chile, Colômbia e Peru e estreia no sábado (26) contra a seleção peruana, às 20h30.

Vôlei Feminino Sub-19

A Seleção Brasileira está eliminada do Mundial Feminino Sub-19. Na noite desta quarta (09) a seleção perdeu por 3 sets a 2 para os Estados Unidos nas quartas de final do torneio disputado em Osijek, na Croácia. 

A equipe comandada pelo técnico Guilherme Schmitz saiu na frente ao vencer o primeiro set por 21 a 25, mas levou a virada no segundo e terceiro set, perdendo por 25 a 19, ambos. No quarto set a equipe se recuperou e venceu por 23 a 25 forçando o quinto e decisivo set. 

No set mais curto e decisivo as norte-americanas levaram a melhor por 15 a 11. Com a vitória os EUA vão enfrentar, na semifinal, a Itália que eliminou a Croácia por 3 a 2.

Vôlei Masculino Sub-19

Também pelo mesmo placar, 3 sets a 2, a seleção masculina perdeu para a Bulgária e dá adeus à conquista de uma medalha no Mundial sub-19. O time brasileiro foi dominado  pelos búlgaros, que venceram o primeiro set por 25 a 17.

Apesar de um início instável, os brasileiros buscaram uma reação e venceram o segundo e terceiro set por 25 a 19 e 25 a 23, mas nos sets finais o Brasil voltou a errar mais e perdeu o quarto set 25 a 14 e o quinto set por 15 a 9.

Mesmo eliminado da disputa de medalhas, o Brasil venceu Porto Rico por 3 sets a 0 e segue na disputa pelo 9º lugar. Na quinta (10) superou o México por 3 sets a 1, após um início de jogo conturbado e perder o primeiro set por 26 a 24, a seleção se recuperou e venceu os outros sets por 25 a 10, 25 a 16 e 25 a 19. Agora os meninos esperam seu adversário entre Eslovênia e Japão, que até o momento da edição não havia terminado o confronto.

Veja Também