Brasil fica fora do pódio no Mundial de Vôlei sub-19

França conquista título inédito

Postado em: 14-08-2023 às 23h39
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil fica fora do pódio no Mundial de Vôlei sub-19
Seleção masculina não sobe ao pódio há quase 20 anos na competição (Foto: FIVB)

O Campeonato Mundial de Vôlei sub-19 masculino e feminino chegou ao seu fim, a França levou o título no masculino e os Estados Unidos no feminino. As seleções brasileiras terminaram a competição fora do pódio, 9º e 7° colocação respectivamente. 

Masculino 

Pela primeira vez a seleção francesa conquistou um título mundial na modalidade, disputado em San Juan, na Argentina, os franceses obtiveram uma campanha perfeita, já que conquistou oito vitórias em oito jogos. Na final venceu o Irã por 3 sets a 1, 25 a 22, 16 a 25, 25 a 18 e 25 a 21, com a conquista da medalha de prata a seleção iraniana se tornou o país com mais medalhas de todos os tempos no campeonato, são dois ouros, três pratas e três bronzes. 

Continua após a publicidade

O Brasil continua sendo o principal vencedor do Mundial, são seis títulos, mas a equipe está há quase 20 anos fora do pódio, nesta edição a seleção brasileira ficou em 9º lugar. Na primeira fase ficou em terceiro lugar do Grupo D ao vencer duas das quatro partidas, nas oitavas de final encarou a Bulgária e perdeu por 3 sets a 2. Na etapa da reclassificação superou México, Porto Rico e Eslovênia para garantir sua posição entre as dez melhores.

Pela amarelinha, o oposto Bryan foi o maior pontuador no torneio com 114 pontos marcados, sendo 96 de ataque, 15 de bloqueios e 3 aces. O central Henrique Guedes foi osegundo maior pontuador com 78 pontos, 50 ataque, 19 bloqueios e 9 aces.

Feminino

Pela primeira vez na história o Mundial feminino teve duas sedes durante a competição, Croácia e Hungria receberam os jogos. A seleção norte-americana conquistou o bicampeonato do mundial ao derrotar de virada a Turquia na final por 3 sets a 2, 20 a 25, 23 a 25, 25 a 22, 25 a 16 e 15 a 10. A seleção japonesa ficou com a medalha de bronze ao vencer a Itália. 

A seleção brasileira feminina também terminou a fase de grupo no terceiro lugar do Grupo C, nas oitavas encarou um clássico Sul-Americano ao vencer a Argentina, mas nas quartas foi superada no tie-break pelos Estados Unidos. Na disputa pelo 5 ° lugar, na fase de reclassificação, perdeu para Croácia, mas superou a Bulgária garantindo o 7ª lugar. 

O Brasil se destacou nos  bloqueios sendo a equipe que maior pontuou neste fundamento na competição, marcando 118 pontos. A oposta Larissa Brandão foi a maior pontuadora da seleção, com 109 pontos, 88 ataques, 11 bloqueios e 10 aces. Isabella Rocha foi a segunda maior pontuadora com 106 pontos, 85 ataques, 15 bloqueios e 6 aces.

Veja Também