Definidos os finalistas da temporada 2023 da WSL

Restam apenas cinco homens e cinco mulheres na briga pelo título da temporada 2023 da WSL

Postado em: 17-08-2023 às 14h19
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Definidos os finalistas da temporada 2023 da WSL
Gabriel Medina perde vaga no WSL Finals, mas Brasil contará com FIlipe Toledo e João Chianca na briga pelo título (Foto: Beatriz Ryder / WSL)

O australiano Jack Robinson ganhou de Gabriel Medina, a disputa pela última vaga para o WSL Finals, decidida na grande final do Tahiti Pro. A vitória foi por 15,66 a 15,00 pontos e este resultado confirmou a classificação de João Chianca para as Olimpíadas de Paris 2024, que será disputada nos mesmos tubos da Polinésia Francesa.

Esta foi a segunda vitória do australiano no WSL Championship Tour 2023. A primeira foi no Billabong Pro Pipeline, no Havaí, contra o italiano Leonardo Fioravanti que enfrentou nas semifinais em Teahupoo na quarta-feira (16). Tanto nos tubos de Pipeline, como agora nos do Taiti, o australiano derrotou Gabriel Medina, que não conseguiu a 18ª vitória em sua 31ª final em etapas do Championship Tour.

Essa foi a nona vez que Gabriel Medina competiu na etapa mais desafiadora do Championship Tour e a sexta final que disputou. O brasileiro ganhou os títulos em 2014 e 2018 e terminou como vice-campeão em 2015, 2017, 2019 e agora em 2023.

Continua após a publicidade

WSL Finals

A decisão do título na categoria masculina da WSL acontecerá da seguinte forma: Jack Robinson, que terminou em quinto lugar no ranking, vai fazer o primeiro confronto no sistema mata-mata com João Chianca. Quem vencer, enfrentará o australiano Ethan Ewing, que se contundiu treinando em Teahupoo na semana passada. 

Caso Ethan Ewing não se recupere, apenas quatro surfistas competirão em Trestles, então o próximo desafio seria contra o vice-líder, o estadunidense Griffin Colapinto. Este duelo define o adversário de Filipe Toledo na melhor de três baterias que decidirá o título mundial de 2023.

Já a decisão do título na categoria feminina da WSL acontecerá da seguinte forma: Caitlin Simmers vai abrir o sistema mata-mata contra a australiana Molly Picklum. Quem vencer, enfrentará Caroline Marks e depois tem a australiana Tyler Wright, no confronto que define a adversária da pentacampeã Carissa Moore, na melhor de três baterias que decidirá o título mundial da temporada.

Paris 2024

Filipe Toledo e João Chianca foram os dois brasileiros mais bem ranqueados neste ano no Circuito Mundial de Surfe (WSL), com isso ambos já estão garantidos nas Olimpíadas em Paris em 2024. Enquanto, Tati Weston-Webb é a única mulher garantida em Paris via WSL.

No entanto, o Brasil ainda pode conquistar uma terceira vaga masculina para os Jogos Olímpicos – que serão disputados em Teahupoo, no Taiti – mas vai depender de uma eventual vitória no ISA Games de 2024 em Porto Rico.

O ISA Games de 2024 em Porto Rico, será realizado entre os dias 22 de fevereiro e 2 de março. Caso os brasileiros conquistem o título por equipes do evento, mais uma vaga será disponibilizada para o país. E tem outro ponto importante: o surfista vencedor do ISA Games não – necessariamente – estará classificado para os Jogos. 

A CBSurf, Confederação Brasileira de Surf, será responsável por definir o critério que definirá quem será o representante desta possível terceira vaga, se ela for confirmada com a vitória por equipes no ISA Games de 2024.

Veja Também