Espanha e Inglaterra disputam título inédito neste domingo

Quem é a favorita para levantar a taça?

Postado em: 18-08-2023 às 20h12
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Espanha e Inglaterra disputam título inédito neste domingo
Inglaterra conta com o retorno de sua estrela Lauren James. (Foto:FIFA)

Espanha e Inglaterra se enfrentam neste domingo (20), às 7h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico de Sydney, na Austrália, pela grande final da Copa do Mundo Feminina de 2023. Um confronto inédito já que ambas as equipes nunca chegaram a final da competição.

Espanha

Com um dos ataques mais poderosos da Copa, 17 gols marcados, a Espanha chega a final credenciada pelo seu jogo coletivo. Apesar do seu bastidor pré-Copa não ter sido nada tranquilo devido às diversas polêmicas e protesto contra o seu técnico Jorge Vilda, onde as atletas pediam a demissão do mesmo, juntos chegaram à final pela primeira vez.

Continua após a publicidade

A Espanha classificou em segundo lugar do Grupo C, com seis pontos, encarou a Suíça, primeira colocada do Grupo A, nas oitavas de final e venceu com uma goleada de 5 a 1. Em um confronto duro nas quartas de final venceu a Holanda na prorrogação por 2 a 1. Nas semifinais, La Rojas garantiu a vaga na final após vencer a Suécia em uma disputa emocionante por 2 a 1, no final da partida.

O grande destaque da seleção europeia é a Paralluelo, atleta de 19 anos que tem sido decisiva para a seleção durante a competição. Além da atacante, Jorge tem no seu plantel a melhor jogadora do Mundo de 2022, Alexia Putellas. 

Inglaterra

Atual campeã da Eurocopa, a seleção inglesa chegou para a Copa do Mundo como uma das favoritas ao título e fez jus a aposta. Apesar da preferência e mesmo invicta na competição, foram seis jogos, cinco vitórias e um empate, marcando 13 gols e sofrendo apenas três, a seleção sofreu algumas atuações decepcionantes, como na fase de grupos. 

Classificada em primeiro lugar do Grupo D com nove pontos, a Inglaterra encarou a Nigéria, segunda colocada do Grupo B, nas oitavas de final e avançou para as quartas nos pênaltis por 4 a 2, após empatar no tempo regulamentar, com mais prorrogação por 0 a 0. 

Nas quartas encarou a Colômbia, uma das surpresas da competição, e superou a seleção Sul-Americana de virada por 2 a 1. Na semifinal contra uma das donas da casa, a Austrália, em um jogo com muitas oportunidades, venceu as Matildas por 3 a 1, e se classificou pela primeira vez para a disputa da final da Copa do Mundo.

Essa será a segunda final consecutiva da treinadora Sarina Wiegman, na Copa de 2019 a treinadora estava à frente da Holanda, que disputou a final contra os Estados Unidos, mas perdeu por 2 a 0. Agora Sarina quer que o desfecho seja diferente.

Lauren James, que pegou uma suspensão de dois jogos após ser expulsa contra a Nigéria nas oitavas, pode voltar a campo neste domingo. A atacante é uma das principais jogadoras da seleção da Inglaterra.

Ficha Técnica 

Espanha x Inglaterra

Data: 20 de agosto de 2023

Horário: 7h (horário de Brasília)

Local: Estádio Olímpico de Sydney, em Sydney, na Austrália

Árbitro: Tori Penso (EUA)

Assistentes: Brooke Mayo (EUA) e Katie Nesbitt (EUA)

Espanha: Cata Coll; Oihane Hernández, Paredes, Codina e Batlle; Abelleira, Aitana Bonmatí e Jenni Hermoso; Redondo, Esther González e Caldentey (Putellas)

Técnico: Jorge Vilda

Inglaterra: Earps; Jess Carter, Bright e Greenwood; Lucy Bronze, Walsh, Stanway, Lauren James (Toone) e Daly; Hemp e Alessia Russo. 

Técnico: Sarina Wiegman

Veja Também