Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Quase 1.900km depois, só um minuto separa líderes no Sertões

Decisão do título é neste sábado. Dois últimos campeões duelam pela vitória

Postado em: 18-08-2023 às 20h46
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Quase 1.900km depois, só um minuto separa líderes no Sertões
Varela e Mazzei cruzam uma ponte durante o Rally dos Sertões | Foto: Vinicius Branca/Fotop

A distância é gigante. A diferença é mínima. Apenas 1min27s separam o líder e atual campeão do Rally dos Sertões, Rodrigo Varela, de Denísio do Nascimento, campeão de 2019, 2020 e 2021. Eles ponteiam um grid de 91 UTVs na 31ª edição da prova mais icônica do fora de estrada brasileiro.

Este sábado (19) marcará o encerramento da corrida com um percurso de 140km cronometrados. Ou o equivalente a menos de 7% do total da disputa, um trecho que certamente será percorrido com os líderes e demais concorrentes apostando tudo o que têm.

Apesar de serem, neste trecho final, o centro das atenções, os dois pilotos terão forte concorrência, justamente pelo elevado nível da categoria UTV, que conta com vários campeões do Dakar e campeões mundiais da modalidade, entre navegadores e pilotos. No entanto, o UTV mais próximo da dupla é o conduzido por Thiago Fraga e Álvaro Amarante que está a mais de 30 minutos dos dois ponteiros – uma diferença considerada difícil de ser tirada nos 140km a serem disputados neste sábado.

Continua após a publicidade

Na atual edição, Denísio Nascimento conta com a navegação do experiente Gunnar Dums e Rodrigo Varela tem como parceiro Matheus Mazzei, seu navegador na conquista de 2022.
“Todo o Sertões deste ano foi disputado entre Bahia, Pernambuco e Ceará, somente em regiões do Semiárido, onde predomina o piso arenoso. Então, nós esperamos que a especial deste sábado seja assim também, o que favorece andar na velocidade máxima. Mas também gera um problema: o carro “surfa” (derrapa) o tempo todo porque a aderência é bem pequena”, detalhe Rodrigo Varela. “A especial desta sexta-feira foi rápida, muito sinuosa e, portanto, muito perigosa. Acredito que este sábado será uma repetição desse desenho”, completou.

Veja Também