Mundial Feminino bate recordes de público e eleva nível da competição

O futebol das 736 jogadoras inscritas nessa Copa produziu o Mundial feminino de maior sucesso da história

Postado em: 20-08-2023 às 11h14
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Mundial Feminino bate recordes de público e eleva nível da competição
O futebol das 736 jogadoras inscritas nessa Copa produziu o Mundial feminino de maior sucesso da história (Foto: Divulgação Fifa)

A Copa do Mundo Feminina da Fifa chegou ao fim com a conquista do título inédito da Espanha que é agora a atual campeã Mundial Sub-17, Mundial Sub-20 e da Copa do Mundo Feminina, sendo a primeira nação a deter os três títulos ao mesmo tempo.

Importante destacar que o Mundial deste ano bateu recordes de torcedores nos estádios com o número total de público de 1.978.274, com uma média de 30.911 torcedores por partida.

Além disso, a Austrália se tornou a segunda seleção, depois dos Estados Unidos (campeão em 1999, terceiro colocado em 2003), a sediar uma Copa do Mundo Feminina e terminar entre as quatro primeiras seleções.

Continua após a publicidade

Foram 164 gols marcados na Copa do Mundo Feminina da Fifa 2023 – sendo a meio-campista japonesa Hinata Miyazawa a artilheira do Mundial com cinco gols – e 1.081 gols marcados na história da competição ao todo. Detalhe que o recorde anterior era de 146 gols, número registrado tanto no torneio de 2015 no Canadá quanto no de 2019 na França.

Excluindo a disputa de pênaltis, houve a marcação de 27 pênaltis (20 dos quais foram convertidos) no Mundial de 2023, o que significa que este torneio foi a edição com mais pênaltis em uma única Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa. O recorde anterior foi na França em 2019, quando houve a marcação de 26 pênaltis (18 dos quais foram convertidos).

Na segunda edição da Convenção de Futebol Feminino, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, agradeceu à Austrália e à Nova Zelândia por organizarem um torneio que mudou a face do futebol feminino.

“Esta Copa do Mundo Feminina foi transformadora, não apenas na Austrália e na Nova Zelândia, mas em todo o mundo. Foi simplesmente a Copa do Mundo Feminina mais importante e de maior qualidade da história. Muito obrigado à Austrália e à Nova Zelândia por tornarem este torneio mágico”, comentou.

O presidente  da Fifa acrescentou que o sucesso da competição mostra que ampliá-la de 24 para 32 equipes foi uma boa decisão. “A Fifa estava certa, ao aumentar o número de participantes, oito seleções estrearam no torneio e muitos países aspiram disputar uma Copa do Mundo. Agora todos têm a chance de brilhar diante de um público internacional”, declarou Infantino.

Veja Também