Espanha vence Inglaterra e é Campeã Mundial

Olga Carmona marcou o gol do título inédito das espanholas

Postado em: 20-08-2023 às 17h15
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Espanha vence Inglaterra e é Campeã Mundial
Espanha se junta à Alemanha e são as únicas seleções a serem campeãs no masculino e femino. (Foto:Divulgação Fifa)

Na manhã deste domingo (20) a Espanha venceu a Inglaterra por 1 a 0 pela final da Copa do Mundo Feminina da Oceania, no Estádio Olímpico de Sydney, em Sydney, na Austrália e se sagraram campeãs mundiais pela primeira vez. 

O Jogo

A Inglaterra começou o jogo pressionando e logo aos quatro minutos, em cobrança de lateral, Alessia Russo teve a oportunidade de inaugurar o placar, mas a goleira espanhola Cata Coll estava bem posicionada e realizou a defesa. 

Continua após a publicidade

Depois mais uma oportunidade, desta vez com Lauren Hemp que carimbou a trave. Após o susto, a Espanha respondeu com Paralluelo que arriscou um chute para o gol, no rebote Alba Redondo tentou empurrar para o fundo do gol, mas a goleira Mary Earps impediu.

Aos 28 minutos, Olga Carmona invadiu a grande área e chutou cruzado no cantinho e a bola foi para o fundo da rede superando Mary Earps, colocando a Espanha na frente. Ainda na primeira etapa Paralluelo quase ampliou a vantagem, mas acabou acertando a trave inglesa.

Aos 20 minutos do segundo tempo,  a Espanha teve a chance de ampliar o placar após um pênalti marcado. Jenni Hermoso cobrou, mas a melhor goleira do mundo Mary Earps fez a defesa, impedindo o segundo gol espanhol.

Lauren James teve uma boa oportunidade de igualar a partida, mas a goleira Cata Coll realizou grande defesa. Quem apareceu bem novamente foi Mary Earps, que em mais uma grande oportunidade para Espanha brilhou evitando que Ona Battle ampliasse a vantagem.

 Pela primeira vez na história a Espanha chegou à final e levou o título pela  Copa do Mundo Feminina. A Inglaterra ficou com o vice-campeonato, o segundo consecutivo de sua técnica Sarina Wiegmann.

Terceiro lugar

A Suécia superou a Austrália no sábado (19), no Estádio Brisbane Stadium, em Brisbane, na Austrália, ao vencer as donas da casa por 2 a 0 na disputa do terceiro lugar. Rolfo, de pênalti, e Asllani marcaram os gols da partida, essa é a quarta vez que a equipe europeia termina na terceira colocação. Essa foi a melhor campanha das australianas na competição.

Fala, campeã 

Após levantar o troféu mais cobiçado do futebol feminino, Ona Batlle falou da emoção de ser campeã. “É incrível. É uma sensação inacreditável. Foi incrível compartilhar aquele momento com meus companheiros de equipe.”

“Fizemos um trabalho muito bom. Eles são uma equipe muito boa e sabíamos que ia ser difícil. Tínhamos que ficar juntos e trabalhar. Mostramos que temos talento e também trabalhamos duro. Além disso, todos [no elenco] acreditavam que poderíamos vencer este torneio. Isso é uma coisa tão importante,” completou Batlle.

Prêmios Individuais

Além da taça de campeã, a Copa do Mundo premia desempenhos individuais das atletas. Aitana Bonmatí, da Espanha, foi eleita a melhor jogadora do mundial, Salma Paralluelo, Espanha, se sagrou além de campeã, melhor jogadora jovem. A inglesa Mary Earps foi eleita como melhor goleira e a japonesa Hinata Miyazawa levou a chuteira de ouro, sendo a artilheira da competição, com cinco gols marcados.

Veja Também