F1 está de volta neste final de semana com o GP da Holanda

Fim das férias

Postado em: 24-08-2023 às 23h04
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: F1 está de volta neste final de semana com o GP da Holanda
Max Verstappen correrá com o apoio da torcida local, piloto da casa. (Foto: Mark Thompson / Red Bull Content Pool)

A Fórmula 1 está de volta após quatro finais de semanas sem nenhuma corrida devido às férias de verão da competição, os pilotos estão de volta às pistas. Neste fim de semana acontece o GP da Holanda, casa do líder do campeonato, Max Verstappen. A programação começa na sexta (25) com os treinos livres e termina no domingo (27) com a corrida.

Circuito 

O circuito de Zandvoort vai receber o GP da Holanda de F1, será a 12ª corrida da temporada. Com uma extensão de 4,259 km e 14 voltas, a corrida terá duração de 72 voltas. 

Continua após a publicidade

Zandvoort é conhecida por suas curvas rápidas e ondulações, uma de suas curvas mais emblemáticas é a Tarzanbocht, a primeira curva após a reta principal e tem característica de ser boa para a realização de ultrapassagens. 

Apesar da característica de sua principal curva o circuito é técnico e estreito, tornando as ultrapassagens um pouco complicadas. Além disso, a aderência na pista varia, principalmente com a areia que vem das dunas próximas. As elevações e as curvas com um ângulo mais acentuado proporcionam um verdadeiro teste de reflexos e habilidades dos pilotos, tudo que o amante do esporte gosta. 

Pensando nisso, a Pirelli trouxe a mesma composição de pneus do que a do ano passado, C1 (branco duro), C2 (amarelo médio) e C3 (vermelho macio). O diretor de motorsport da Pirelli F1, e Mario Isola, comentou sobre as curvas do circuito. 

“É uma pista muito sinuosa, com duas curvas inclinadas – curva 3 e curva 14 – que são mais íngremes do que Indianápolis, a título de comparação. Em curvas como essas, o desgaste dos pneus é maior do que seria em curvas normais, já que as forças verticais aumentam com as velocidades muito mais altas,” disse Mario Isola. 

Mario ainda trouxe uma novidade sobre os compostos dos pneus disponibilizados. “O C1 atual é, na verdade, um novo composto para este ano, posicionado entre o C2 e o C1 anterior, que agora é chamado de C0,” completou o diretor. 

Campeonato de Pilotos 

Com 314 pontos Max Verstappen, da Red Bull, lidera o campeonato e se continuar obtendo os resultados que vem apresentando na temporada, o holandês caminha a passos largos para o tricampeonato. Bem atrás na segunda colocação, com uma diferença de mais de 100 pontos vem Sergio Pérez, da Red Bull, com 189 pontos. 

Em terceiro lugar com 149 pontos, Fernando Alonso, da Aston Martin, colocado no espanhol aparece Lewis Hamilton, da Mercedes, com 148 pontos. Na quinta colocação está Charles Leclerc, da Ferrari, com 99 pontos, empatado com George Russell, Mercedes.

Campeonato Construtores

A escuderia Red Bull lidera o campeonato de construtores com 503 pontos, seguida pela Mercedes que tem 247 pontos. A Aston Martin vem na terceira posição com 196 pontos e em quarto lugar a Ferrari com 191 pontos.

Programação

O Treino Livre 1 e 2 acontecem na sexta (25), às 7h30 (horário de Brasília), e às 11h (horário de Brasília), no sábado o Treino Livre 3, às 6h30 (horário de Brasília), e a classificação às 10h (horário de Brasília). No domingo (27), às 10h (horário de Brasília), a corrida. 

Veja Também