Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Max Verstappen vence GP da Holanda

O holandes da Red Bull vence nona corrida consecutiva e iguala recorde de Sebastian Vettel em 2013

Postado em: 27-08-2023 às 17h01
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Max Verstappen vence GP da Holanda
(Foto: Site da F1)

No retorno da Fórmula 1 após as férias de verão, a chuva até bagunçou a corrida, mas não conseguiu segurar o bicampeão Max Verstappen, que conquistou a sua terceira vitória dentro de casa, no circuito de Zandvoort, na Holanda. Fernando Alonso, da Aston Martin, ficou com o segundo lugar e Pierre Gasly, da Alpine, fechou o pódio em terceiro lugar.

Corrida

Na largada Verstappen manteve a dianteira e sem nenhuma dificuldade manteve a posição, Lando Norris também largou bem e assegurou o segundo lugar. Um pouco mais atrás Fernando Alonso estava com saudade de correr e de cara ultrapassou Albon e Russell assumindo a terceira colocação. 

Continua após a publicidade

Com início da corrida os primeiro pingos de chuva chegava na pista em Zandvoort, enquanto isso correria no box. Alguns pilotos se arriscaram e continuaram na pista como o caso de Hamilton, Norris, Russell, Albon e outros, mas sofriam com as condições. Pérez, que foi o primeiro a trocar os pneus, assumiu a ponta.

A chuva não durou muito e mais uma vez os corre corre nos boxes voltaram. Max começou a apertar o pé querendo a primeira colocação de volta e aos poucos diminuía a diferença para Pérez. Na 12ª volta Verstappen voltou para a ponta.

Os pilotos a todo momento perguntavam sobre a volta da chuva e faltando 11 voltas para o fim da corrida ela voltou com força, para piorar a situação o piloto da Alfa Romeo Zhou acabou escapando da pista e bateu, a direção de prova optou por interromper a corrida.

Após mais de 40 minutos a corrida foi retomada e a volta 67 foi considerada a posição do giro. Sem muita ação a corrida chegou ao fim com Max, Alonso e Pérez sendo os três primeiros a cruzarem a linha de chegada, mas devido a uma punição em 5s para o Sergio Pérez, que ultrapassou a velocidade permitida nos boxes, perdeu a posição para Pierre Gasly.

Campeonato 

Max ampliou a vantagem, agora o holandes tem 339 pontos, enquanto o segundo colocado Sergio Pérez tem 201. Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que antes estavam separados por apenas um ponto, agora o espanhol, na terceira colocação, abriu 12 pontos sobre o inglês na quarta colocação. 

Agenda

A Fórmula 1 volta nesse próximo fim de semana com o GP da Itália. Na sexta (01/09), às 08h30 (horário de Brasília), acontece o Treino Livre 1, às 12h (horário de Brasília), o TL2. No sábado (02/09) o último Treino Livre, às 7h30 (horário de Brasília) e às 11h (horário de Brasília) a classificação. No domingo (03/09), às 10h (horário de Brasília), a corrida.

Veja Também