Em Goiânia, Stock Car alcançou mais um marco histórico na sua trajetória e deu sequência a uma temporada emocionante e imprevisível

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, foi palco da 7ª etapa da temporada de 2023 da Stock Car. Cesar Ramos, da

Postado em: 28-08-2023 às 13h55
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Em Goiânia, Stock Car alcançou mais um marco histórico na sua trajetória e deu sequência a uma temporada emocionante e imprevisível
Átila Abreu e Cesar Ramos foram os grandes vencedores do fim de semana em Goiânia (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, foi palco da 7ª etapa da temporada de 2023 da Stock Car. Cesar Ramos, da Ipiranga Racing, converteu a pole position em vitória na corrida 1 e Átila Abreu, da Pole Motorsport, venceu a corrida 2 que representou o sexto centenário de provas da principal categoria do automobilismo nacional.

Em um fim de semana muito especial, a Stock Car recebeu uma visita ilustre: ex-chefe da Ferrari e ex-presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jean Todt foi convidado especial de Felipe Massa, que foi comandado pelo francês de 77 anos em sua passagem pela escuderia italiana.

“É a minha primeira vez em uma corrida da Stock Car. Estou muito feliz por estar aqui, por estar ao lado do Felipe Massa, em sua nova vida na principal categoria do esporte a motor no Brasil. O evento hoje reflete o tamanho do amor e da paixão do povo pelo automobilismo e pelas corridas. O Brasil tem uma longa história de campeões, de vencedores, como Ayrton Senna, Felipe Massa, Rubens Barrichello, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi… Tanto é que o automobilismo faz parte da cultura daqui”, declarou Todt.

Continua após a publicidade

Provas

A Stock Car premiou o público em Goiânia com duas corridas de altíssima intensidade. A primeira prova foi de ritmo alucinante do início ao fim, com incontáveis disputas por posição em altas velocidades, sempre acima dos 260 km/h, e também por diferenças mínimas de tempo. 

Na corrida 1, Cesar Ramos manteve a liderança depois de ter largado na pole e seguiu assim até a abertura da janela para pit-stop obrigatório. Tão logo a janela foi fechada, logo depois de Gianluca Petecof fazer sua parada, Cesar Ramos voltou a assumir a liderança da corrida, com Nelsinho Piquet em segundo e Foresti em terceiro, mas lutando por posição com Ricardo Zonta.

Piquet Jr. apertou o ritmo e encostou em Cesar Ramos nas últimas voltas, no prenúncio de um desfecho espetacular. Nelsinho ainda emparelhou e colocou seu carro lado a lado, mas a vitória foi do piloto da Ipiranga Racing, com diferença de 0s514.

Na corrida 2, que representou o sexto centenário de provas da principal categoria do automobilismo nacional, com a inversão de posições no grid, Dudu Barrichello puxou a fila.

A prova iniciou acidentada e foi necessária a intervenção do safety-car: Thiago Camilo foi um dos envolvidos e teve de abandonar, em cenário que decretou sua saída da liderança do campeonato.

Dudu Barrichello  enfrentou problemas e Átila Abreu tomou a liderança da corrida assim que a bandeira verde foi acionada. Logo em seguida, Gaetano Di Mauro acionou o push-to-pass e assumiu a primeira posição. Mas ambos também foram aos boxes para o procedimento obrigatório, em período que mudou o rumo da corrida em razão das muitas estratégias distintas.

A empolgante luta pela vitória foi interrompida por um forte acidente na reta dos boxes, com muitos carros envolvidos. O mais avariado foi o de Gabriel Casagrande.

A corrida foi encerrada com bandeira vermelha, o que decretou a vitória de Átila Abreu, em dobradinha da Pole Motorsport, chefiada por Joselmo Barcik, o ‘Polenta’. Rafael Suzuki finalizou na segunda posição e Rubens Barrichello foi o terceiro.

Campeonato

A temporada 2023 da Stock Car tem mais uma alternância na liderança do campeonato. Daniel Serra está de volta à primeira posição, agora com 179 pontos. Gabriel Casagrande é o vice-líder, somando 171 tentos, e Ricardo Zonta assumiu a terceira posição, com 168, empatado com Thiago Camilo, que enfrentou um duplo revés nas corridas deste fim de semana. Rubens Barrichello é o quinto na lista dos melhores pontuadores, com 165 pontos.
A oitava etapa da temporada acontece entre os dias 15 e 17 de setembro, no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Veja Também