Brasil têm vagas garantidas em oito das 22 modalidades das Paralimpíadas

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terão início daqui a um ano, no dia 28 de agosto, com a cerimônia de abertura

Postado em: 29-08-2023 às 13h15
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil têm vagas garantidas em oito das 22 modalidades das Paralimpíadas
A um ano dos Jogos Paralímpicos, Brasil encaminha participação histórica (Foto: Alessandra Cabral/CPB)

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 terão início daqui a um ano, no dia 28 de agosto, com a cerimônia de abertura a ser realizada na Champs-Elysées. De maneira inédita, a solenidade não ocorrerá em um estádio. O desfile dos atletas se estenderá pelo coração da capital francesa até a icônica Praça da Concórdia.

A 366 dias do início do megaevento, já que 2024 é um ano bissexto, o Brasil têm vagas garantidas em oito das 22 modalidades presentes no programa: vôlei sentado (masculino e feminino), goalball masculino, ciclismo, tiro com arco, atletismo, natação, canoagem e futebol de cegos.

A delegação brasileira também já tem vagas em outras modalidades individuais, atletismo e natação, pelo desempenho do país nos respectivos Mundiais.

Continua após a publicidade

Em Tóquio 2020, o Brasil terminou na sétima posição do quadro com 72 medalhas conquistas (22 de ouro, 20 de prata e 30 de bronze). Na ocasião, a delegação brasileira igualou o número de pódios da Rio 2016 e a posição no quadro de medalhas de Londres 2012. Para Paris 2024, China, Grã-Bretanha e Estados Unidos seguem entre os favoritos – primeiro, segundo e terceiro colocados respectivamente em 2020.

Paris 2024

As Paralimpíadas de Paris serão realizadas entre os dias 28 de agosto e 08 de setembro de 2024. Ao todo participarão 4.400 atletas, além de 2.500 acompanhantes de até 184 países.

O programa dos Jogos Paralímpicos na capital francesa será composto por 22 modalidades: badminton, bocha, futebol de cegos, goalball, judô, canoagem, hipismo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, basquete em cadeira de rodas, tiro com arco, atletismo, halterofilismo, vôlei sentado, natação, remo, tiro esportivo, taekwondo, triatlo, rúgbi em cadeira de rodas e ciclismo.

As provas terão início no dia 29 de agosto de 2024, uma quinta-feira, com disputas de rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, bocha, tênis de mesa, goalball, basquete em cadeira de rodas, badminton, natação, vôlei sentado e ciclismo.

Veja Também