Futuro do vôlei brasileiro dá show em quadra, enquanto seleção principal masculina acende sinal de alerta

Ouro, prata e bronze

Postado em: 30-08-2023 às 23h19
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Futuro do vôlei brasileiro dá show em quadra, enquanto seleção principal masculina acende sinal de alerta
Em última competição antes do Pré-Olímpico, seleção masculina profissional cai para a Argentina na Sul-Americana, enquanto os futuros das quadras conquistam vitórias importantes. (Foto: Mauricio Val/FVImagem/CBV)

Pela primeira vez na história do Campeonato Sul-Americano a seleção masculina profissional não está no topo. Já a seleção Masculina sub-17 conquistou pela primeira vez na história o Campeonato Sul-Americano da categoria aqui no Brasil, enquanto no México a seleção feminina sub-21 conquistou o bronze no Mundial de Vôlei. 

Sul-Americano Masculino

Nesta quarta (30), no Ginásio Geraldão, em Recife, o Brasil foi dominado e perdeu para a Argentina por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 19, 29 a 27 e 25 a 22. Ambas as equipes estavam invictas na competição e a seleção amarelinha não havia perdido nenhum set até então.Com a derrota, o Brasil ficou com a medalha de prata, pela primeira vez, enquanto a seleção argentina conquistou o bicampeonato. 

Continua após a publicidade

Os hermanos começaram com tudo, logo no primeiro set foi mais eficiente nos saques e viradas de bola, abriu vantagem e não ficou atrás do placar. Já no segundo set o Brasil melhorou e conseguiu equilibrar a partida, a disputa ficou lá e cá. Mas na reta final do set a equipe do técnico Renan Dal Zotto não conseguiu superar a equipe do técnico Marcelo Rodolfo Mendez.

No terceiro set a Argentina começou como nos outros dois sets, mas com algumas mexidas o Brasil conseguiu melhorar o seu jogo e até passar a frente do placar, mas os argentinos estavam focados, enquanto os brasileiros eficiente na partida. A Argentina tomou a rédea da partida, se recuperou e fechou o jogo em 3 sets a 0.  

Sul-Americano sub-17 masculino 

A primeira edição do Sul-Americano de Vôlei Masculino Sub-17 tem como primeiro campeão o Brasil. A seleção derrotou a Argentina no domingo (28), pelo placar de 3 sets a 0, em Araguari, em Minas Gerais. Com parciais de 25 a 20, 25 a 22 e 27 a 25, a seleção brasileira fechou o campeonato com quatro vitórias em quatro jogos.

 A Argentina ficou com a prata e o Chile com o bronze, completando o pódio, as três seleções estão classificadas para o Mundial sub-17 em 2024.

O maior pontuador da partida foi o oposto/ponteira Lucas com 23 pontos, sendo 21 de ataques e dois de bloqueio, além disso o atleta foi eleito o melhor jogador da partida e o MVP da competição. 

Mundial de Vôlei sub-21 feminino

A seleção feminina encerrou a sua participação no Campeonato Mundial de Vôlei Sub-21, em Aguascalientes, no México, com a medalha de bronze. O ouro pode não ter vindo, mas essa conquista foi importante para a seleção que não subia ao pódio desde 2015.

No sábado (26) encarou o Japão pela disputa do terceiro lugar e o Brasil venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25 a 16, 25 a 21 e 25 a 14. A ponteira Helena Wenk foi a maior pontuadora da partida com 15 pontos, seguida pelas centrais Julliana Gandra e Luzia Nezzo, com 14 e 13 pontos respectivamente.

O  Brasil conquistou a sua 14ª medalha no campeonato, sendo seis de ouro, cinco de prata e três de bronze. A China venceu a Itália por 3 sets a 2  na final e se sagrou campeã, lembrando que a seleção italiana era a atual campeã da competição.

Veja Também