Pia Sundhage é demitida do comando da Seleção Brasileira de Futebol Feminino

A técnica Pia Sundhage foi demitida do comando da seleção brasileira feminina. A sueca de 63 anos deixa o cargo cerca de

Postado em: 31-08-2023 às 10h02
Por: Ildeu Iussef
Imagem Ilustrando a Notícia: Pia Sundhage é demitida do comando da Seleção Brasileira de Futebol Feminino
Treinadora sueca deixa o cargo após campanha ruim do Brasil na Copa do Mundo (Foto: Thais Magalhães/CBF)

A técnica Pia Sundhage foi demitida do comando da seleção brasileira feminina. A sueca de 63 anos deixa o cargo cerca de um mês após a eliminação precoce do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo da Austrália e da Nova Zelândia.

Pia tinha contrato até o fim dos Jogos Olímpicos de Paris, em agosto de 2024, mas a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu encerrar o vínculo. Junto com a treinadora, deixam a Seleção seus auxiliares Lilie Persson e Anders Johansson, e a observadora técnica Ann-Helen Grahm, todos também suecos.

“Encerramos a partir de hoje o trabalho de Pia com a CBF. Quero agradecer a ela e a todos aqueles que conviveram e fizeram parte da comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que participou da Copa do Mundo Feminina FIFA 2023 . Pia trouxe também, nesse período de 2019 até aqui, um trabalho que, para a CBF e para o futebol brasileiro como um todo, foi muito importante. Desejamos a ela, em seus novos desafios, todo o sucesso”, disse o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

Continua após a publicidade

A saída da treinadora Pia Sundhage faz parte de uma ampla reformulação do futebol feminino na CBF. Após a Copa, houve demissões em toda a estrutura, incluindo as divisões de base, com as saídas da coordenadora de seleções, Ana Lorena Marche; a supervisora da seleção principal, Mayara Bordin; o técnico da seleção sub-20, Jonas Urias, e sua auxiliar Bia Vaz.

A expectativa é que nos próximos dias, a CBF anuncie a nova comissão técnica, que iniciará o ciclo visando os Jogos Olímpicos Paris 2024 e a próxima Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa.

Os números da Era Pia

Desde agosto de 2019 à frente da Seleção Feminina, Pia Sundhage deixa o cargo com 57 jogos disputados, 34 vitórias, 10 derrotas e 13 empates.

Em 2022, o Brasil conquistou a Copa América, único título de Pia à frente da Seleção. O troféu garantiu a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris.

Porém, sob o comando de Pia Sundhage a Seleção foi eliminada nas quartas de final dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. A treinadora sueca vinha de três finais olímpicas em sequência, com dois ouros com os Estados Unidos (Pequim-2008 e Londres-2012) e uma prata com a Suécia (Rio-2016).

Na Copa de 2023, competição que fechava um ciclo de quatro anos de trabalho, o Brasil terminou em terceiro lugar no Grupo F, com quatro pontos, atrás de Jamaica (cinco) e França (sete); ficando fora de um mata-mata do Mundial após 28 anos.

Ranking da Fifa

O ranking feminino da Fifa foi atualizado nesta semana após a disputa da Copa do Mundo Feminina. Com a eliminação na fase de grupos, o Brasil caiu uma posição e voltou a figurar na nona colocação, com 1949,41 pontos. A Seleção Brasileira Feminina está à frente somente do Canadá no top-10.

Agenda

O próximo compromisso oficial da Seleção Brasileira de Futebol Feminino é a Copa Ouro nos Estados Unidos, entre 17 de fevereiro e 10 de março de 2024. O torneio de futebol dos Jogos Olímpicos ocorre entre 25 de julho e 10 de agosto de 2024. Porém entre os dias 18 e 26 de setembro de 2023 já ocorre uma nova data Fifa.

Veja Também