Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Agora a Fórumula 1 acelera em Monza

Em casa a Ferrari quer fazer bonito diante da sua torcida

Postado em: 31-08-2023 às 23h45
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Agora a Fórumula 1 acelera em Monza
Charles Leclerc e Sainz usarão macacões especiais no GP da Itália de F1. (Foto: Divulgação Red Bull Content Pool)

Após uma corrida caótica na Holanda, a Fórmula 1 desembarca na Itália. O GP de Monza será a 13ª corrida da temporada, essa seria a segunda corrida do ano na Itália, mas o GP de Emilia-Romagna foi cancelado devido às fortes chuvas e enchentes no país.

GP de Monza

Com um comprimento de 5.793 km e 11 curvas, a pista de Monza é uma pista diferente, onde a aderência mecânica é mais exigida do que a pressão aerodinâmica. O baixo downforce, força aerodinâmica vertical descendente criada pelo ar contra o carro que empurra o carro para baixo na pista, faz com que os carros fiquem mais rápidos, porém colabora na freada e tração.

Continua após a publicidade

Pensando nas características da pista, a Pirelli mudou a sua escolha para as gamas dos pneus. Anteriormente a escolha seria a gama intermediária, porém  optou pela escolha da gama mais macia, para que as equipes possam realizar uma prova mais dinâmica. Os pilotos vão trabalhar com o C3, branco duro, o C4, amarelo médio e o C5, vermelho macio.  

“Depois da Hungria, Monza será a segunda vez que a Alocação Alternativa de Pneus (ATA) será testada, que utiliza dois conjuntos de pneus a menos do que o formato padrão. Isto oferece um benefício em termos de poupar o CO2 durante a produção e o transporte, além de dar às equipas e aos pilotos uma gama mais ampla de opções estratégicas.”

“Também por esta razão, escolhemos o trio de compostos mais macios para Monza – C3, C4 e C5 – que já foi nomeado cinco vezes nesta temporada”, completou Mario Isola, chefe de motorsport da Pirelli.

O GP de Monza foi palco da primeira conquista de um brasileiro na F1 e F2, Emerson Fittipaldi em 1972 e Felipe Drugovich em 2022, respectivamente. Agora na Itália, Max Verstappen pode marcar um novo recorde de vitórias consecutivas na categoria. 

Brasileiro na pista 

Felipe Drugovich, piloto reserva da Aston Martin, vai participar das duas primeiras sessões de treinos livres. Ocupando o lugar de Lance Stroll nos treinos, cada piloto tem que ceder o carro para um novato uma vez na temporada.

Troféu 

Neste ano, os três melhores pilotos e a equipe vencedora vão ser contemplados  por uma peça única de escultura criada pela artista italiana Ruth Beraha. O troféu com nome de ‘Tifone’, que é uma figura mitológica, o filho gigante de Gaia, que é caracterizado por sua força extraordinária e as 100 cobras enroladas em sua cabeça, que simbolizam uma personificação chocante da natureza. 

Agenda

O fim de semana da Fórmula 1 começa na sexta (01/09), às 8h30 (horário de Brasília), com o Treino Livre 1. Mais tarde o segundo Treino Livre fecha a sessão, às 12h (horário de Brasília). No sábado (02/09), às 7h30 (horário de Brasília), o terceiro Treino Livre, às 11h (horário de Brasília) a classificação do grid de largada. No domingo (03/09) a corrida acontece, às 10h (horário de Brasília).

Veja Também