Goiás brilha nos Jogos da Juventude 2023 e garante sete medalhas no primeiro final de semana do torneio

Ciclismo, Atletismo e Taekwondo foram os responsáveis pelas primeiras medalhas

Postado em: 05-09-2023 às 13h16
Por: Rondineli Alves de Brito
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás brilha nos Jogos da Juventude 2023 e garante sete medalhas no primeiro final de semana do torneio
Ciclismo, Atletismo e Taekwondo foram os responsáveis pelas primeiras medalhas | Foto: Reprodução

Na primeira semana dos Jogos da Juventude 2023, os alunos-atletas de Goiás já garantiram 7 medalhas para o Estado. Os esportes que tiveram destaque foram: ciclismo (1 medalha de Ouro e 2 de Prata); atletismo (1 medalha de Ouro e 1 de Bronze); e no Taekwondo, com 2 medalhas de Bronze.

As medalhas de ouro foram conquistadas com o velocista Júlio César Guimarães S. Filho, da Escola Estadual José Carneiro, de Senador Canedo. Ele foi primeiro lugar nos 400 metros rasos do atletismo. No ciclismo, o estudante Carlos Henrique de O. Gonzaga, do Colégio Estadual José Lobo, em Goiânia. Ele conquistou a medalha na disputa em dupla com Kayllane Wanessa S. Ribeiro (CEPMG Geralda Andrade Martins, em Itapaci) . 

As medalhas de prata e bronze foram garantidas no Cilicismo, Atletismo e Taekwondo. Ana Laura Santos de Queiroz, do C. E. José Lobo, de Goiânia, conquistou a medalha de prata na Prova por Pontos do Ciclismo. Já no atletismo, o aluno Valdir de Sousa Rocha Júnior foi destaque nos 800 Metros Rasos. Ele é aluno do CEPMG Sebastião do Vale, em Rio Verde. No Taekwondo  Rafael Ferreira Uchoa, do C. E. José Rodrigues Naves (Goianira), e Maiky Sousa Pinto, do C. E. Miltes Furquim de Oliveira (Rio Verde), foram os destaques no esporte na modalidade até 63 kg e o segundo, até 48 kg.

Continua após a publicidade

Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude oferecem suporte para as modalidades olímpicas com ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte.

Participam desta edição mais de 4 mil atletas, entre 15 e 17 anos, de todos os estados e do Distrito Federal. Promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a competição é considerada o maior evento esportivo para essa faixa etária.

A delegação que representa Goiás nos Jogos da Juventude 2023 é composta por 69 integrantes, sendo 52 estudantes-atletas, 11 técnicos, três dirigentes e três oficiais. Os Jogos tiveram início na sexta-feira (dia 1º) e prosseguem até o dia 16 de setembro na cidade de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.

Na edição de 2022, a delegação goiana voltou para casa com 11 medalhas em modalidades individuais, como judô e taekwondo. 

Veja Também