Luis Rubiales renúncia à presidência da Federação Espanhola

Rubiales será substituído por Elvira Andrés, advogada e especialista em direito desportivo

Postado em: 12-09-2023 às 22h38
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia:  Luis Rubiales renúncia à presidência da Federação Espanhola
(Foto: Divulgação RFEF)

O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, renunciou ao cargo no início desta semana através de uma carta, ele também pediu o afastamento do cargo de vice-presidente da Uefa, União das Federações Europeias de Futebol, após 21 dias do beijo forçado em uma atleta da Espanha.

O caso aconteceu na final da Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa, cujo momento era pra ser de alegrias das atletas que acabavam de conquistar o primeiro título na categoria após vencer a Inglaterra por 1 a 0. Mas durante a cerimônia de premiação, o até então presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, deu um beijo sem consentimento em Jenni Hermoso, que foi televisionado para diversos países. 

Após o assédio a atleta comentou com as colegas de time, através de uma live nas redes sociais, que não havia gostado do beijo dado por Rubiales. “Eu não gostei, né? Mas o que eu ia fazer?,” falou Hermoso. 

Continua após a publicidade

O presidente foi suspenso pela Fifa, a maior entidade do esporte, do cargo provisoriamente por 90 dias. Desde o dia 26 de agosto, ele então não pode exercer qualquer atividade relacionada ao futebol. 

Um dia antes da sua suspensão, Luis Rubiales chegou a declarar que não havia feito nada de errado e não renunciaria. “Não vou deixar meu cargo. Foi um beijo espontâneo, mútuo e muito consentido”, declarou. Jenni Hermoso desmentiu o discurso do dirigente. 

O discurso do dirigente realizado na abertura da assembleia do Conselho de Esportes da Espanha gerou fortes repercussões, como o da jogadora da seleção, Alexia Putellas, disse que é inaceitável e declarou apoio a companheira de equipe. 

O ex-jogador e também ex-capitão da seleção espanhola masculina, Iker Casillas também criticou, postando em uma rede social o comentário “Vergonha alheia”. O presidente da La Liga, entidade privativa que organiza o principal campeonato de futebol espanhol, chamou Rubias de “misógino e desprezível”. 

Além de personalidades ligadas ao esporte, a vice-primeira-ministra da Espanha, Yolanda Díaz, condenou a atitude de Rubiales e chegou a pedir a demissão do mesmo.

Na última semana, Jenni Hermos apresentou uma denúncia ao Ministério Público da Espanha, que oficializou o pedido e acusou Luis Rubiales de agressão sexual. O ex-presidente pode ser julgado via penal e a constituição espanhola prevê quatro anos de prisão pelo crime. 

A Federação Espanhola, também, anunciou a demissão do técnico da seleção feminina, Jorge Vilda, apoiador de Rubiales. Antes do início da Copa as atletas protestavam sobre a permanência do técnico no cargo e exigiam a saída dele. Isso devido aos métodos de trabalho e tratamento com algumas atletas. 

Veja Também