Sainz domina final de semana e vence o circuito Urbano de Marina Bay

Na última volta George Russell bate e fica fora do pódio

Postado em: 17-09-2023 às 14h24
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Sainz domina final de semana e vence o circuito Urbano de Marina Bay
Pela primeira vez no ano Max Verstappen terminou a corrida fora do pódio (Foto: Scuderia Ferrari)

Carlos Sainz, piloto da Ferrari, venceu o Grande Prêmio de Singapura neste domingo (17) e conquistou pela segunda vez o lugar mais alto do pódio, a primeira vez aconteceu no GP da Inglaterra em 2022. Lando Norris, da McLaren, em segundo lugar, e Lewis Hamilton, da Mercedes, em terceiro, completaram o pódio.

Corrida

Em um circuito de rua e noturno os pilotos aceleraram em Singapura, sem Lance Stroll da Aston Martin, que ficou de fora do circuito após bater na classificação de sábado (16), e com Guanyu Zhou da Alfa Romeo, largando do pit lane após troca de componentes do carro, apenas 18 carros estavam no grid. 

Continua após a publicidade

Largando na primeira posição, Sainz conseguiu manter sua posição com tranquilidade enquanto Charles Leclerc ultrapassou George Russell e assumiu a vice-liderança. Hamilton, que largou em quinto colocado, fez uma largada agressiva e buscava melhorar sua colocação e acabou freando atrasado e acabou saindo dos limites da pista e ultrapassou Norris e Russell. Por ter saído do traçado original a Mercedes optou para que ele devolvesse a posição para o companheiro de equipe e mais tarde para Lando.

Enquanto o atual campeão e líder do campeonato, Max Verstappen, largou da 11ª posição e tinha a sua frente muitos carros atrapalhando o seu ritmo veloz na pista, mas aos poucos ganhava posições. E seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, que largou da 13ª colocação, acabou se envolvendo em um toque com o Tsunoda da Alpha Tauri que levou a pior e abandonou a corrida com um furo no pneu. 

A corrida começou a ganhar mais emoção após a entrada do Safety Car depois que Logan Sargeant perder a sua dianteira. Correria no boxes para trocas de pneus, a Ferrari acabou errando com Leclerc e as duas Ferraris que estavam juntas na ponta agora foram separadas. 

Max e Pérez foram um dos poucos a não irem para os boxes, com isso melhoraram as posições, mas logo foram ultrapassados devido aos desgastes dos pneus. Após um segundo Safety Car, mas agora virtual, causado por Ocon, a Mercedes optou por chamar os seus dois pilotos, com pneus novos a dupla foi para cima. 

Não demorou muito para que eles ultrapassassem Leclerc que estava à frente e agora disputavam a posição de Lando. Lewis queria que Russell aumentasse o ritmo, mas o piloto parecia que sofria com o desgaste dos pneus e na última volta George acabou passando direto numa das curvas do miolo da pista e acertou a barreira de proteção. O terceiro lugar caiu no colo de Lewis.

Campeonato 

Mesmo fora do pódio Max Verstappen lidera o campeonato com 374 pontos, seguido por Sergio Pérez com 223. Lewis Hamilton assumiu o terceiro lugar com 180 pontos, ultrapassando Fernando Alonso que tem 170. No Mundial de Construtores a Red Bull Racing lidera com 597 pontos, seguido pela Mercedes 289, em terceiro a Ferrari com 265 pontos.

Agenda
A próxima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 é o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka. Começa na sexta-feira (22) com os treinos livres, no sábado (23) a classificação e domingo (24) a corrida.

Veja Também