Sainz domina final de semana e vence o circuito Urbano de Marina Bay
Na última volta George Russell bate e fica fora do pódio
Por: Larissy Summer Santos

Carlos Sainz, piloto da Ferrari, venceu o Grande Prêmio de Singapura neste domingo (17) e conquistou pela segunda vez o lugar mais alto do pódio, a primeira vez aconteceu no GP da Inglaterra em 2022. Lando Norris, da McLaren, em segundo lugar, e Lewis Hamilton, da Mercedes, em terceiro, completaram o pódio.
Corrida
Em um circuito de rua e noturno os pilotos aceleraram em Singapura, sem Lance Stroll da Aston Martin, que ficou de fora do circuito após bater na classificação de sábado (16), e com Guanyu Zhou da Alfa Romeo, largando do pit lane após troca de componentes do carro, apenas 18 carros estavam no grid.
Largando na primeira posição, Sainz conseguiu manter sua posição com tranquilidade enquanto Charles Leclerc ultrapassou George Russell e assumiu a vice-liderança. Hamilton, que largou em quinto colocado, fez uma largada agressiva e buscava melhorar sua colocação e acabou freando atrasado e acabou saindo dos limites da pista e ultrapassou Norris e Russell. Por ter saído do traçado original a Mercedes optou para que ele devolvesse a posição para o companheiro de equipe e mais tarde para Lando.
Enquanto o atual campeão e líder do campeonato, Max Verstappen, largou da 11ª posição e tinha a sua frente muitos carros atrapalhando o seu ritmo veloz na pista, mas aos poucos ganhava posições. E seu companheiro de equipe, Sergio Pérez, que largou da 13ª colocação, acabou se envolvendo em um toque com o Tsunoda da Alpha Tauri que levou a pior e abandonou a corrida com um furo no pneu.
A corrida começou a ganhar mais emoção após a entrada do Safety Car depois que Logan Sargeant perder a sua dianteira. Correria no boxes para trocas de pneus, a Ferrari acabou errando com Leclerc e as duas Ferraris que estavam juntas na ponta agora foram separadas.
Max e Pérez foram um dos poucos a não irem para os boxes, com isso melhoraram as posições, mas logo foram ultrapassados devido aos desgastes dos pneus. Após um segundo Safety Car, mas agora virtual, causado por Ocon, a Mercedes optou por chamar os seus dois pilotos, com pneus novos a dupla foi para cima.
Não demorou muito para que eles ultrapassassem Leclerc que estava à frente e agora disputavam a posição de Lando. Lewis queria que Russell aumentasse o ritmo, mas o piloto parecia que sofria com o desgaste dos pneus e na última volta George acabou passando direto numa das curvas do miolo da pista e acertou a barreira de proteção. O terceiro lugar caiu no colo de Lewis.
Campeonato
Mesmo fora do pódio Max Verstappen lidera o campeonato com 374 pontos, seguido por Sergio Pérez com 223. Lewis Hamilton assumiu o terceiro lugar com 180 pontos, ultrapassando Fernando Alonso que tem 170. No Mundial de Construtores a Red Bull Racing lidera com 597 pontos, seguido pela Mercedes 289, em terceiro a Ferrari com 265 pontos.
Agenda
A próxima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1 é o Grande Prêmio do Japão, em Suzuka. Começa na sexta-feira (22) com os treinos livres, no sábado (23) a classificação e domingo (24) a corrida.