Brasil conquista mais vagas para as Olímpiadas de 2024

A Olimpíada de Paris será realizado entre 26 de julho e 11 de agosto

Postado em: 20-09-2023 às 00h08
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil conquista mais vagas para as Olímpiadas de 2024
Os Jogos Olímpicos tem como inspiração os antigos Jogos Olímpicos da Grécia. (Foto: divulgação/CBTM)

Os Jogos Olímpicos de Paris são só em 2024, mas 68 atletas brasileiros estão classificados para a competição. Isso porque o Brasil é campeão do Pan-Americano de tênis de mesa, com seis vagas para as Olimpíadas, ouro na categoria masculina e prata por equipes no feminino.

Como acontece a classificação dos atletas para os Jogos?

Existem diversas maneiras de se classificar para disputar os Jogos Olímpicos, variando muito da modalidade e da Federação Internacional. Por exemplo, em esportes coletivos, as nações precisam conquistar seu lugar através de bons desempenhos em alguns campeonatos. Haverá entre oito e dez nações em modalidades de esporte coletivos. 

Continua após a publicidade

Para as vagas de modalidades individuais, as vagas são oferecidas com base no desempenho dentro de competições Pré-Olímpicas. Sem contar com as modalidades, como tiro e taekwondo, onde os Comitês Olímpicos Nacionais podem selecionar um atleta diferente para a disputa.

Tênis de Mesa 

O Brasil conta com seis atletas nessa modalidade, sendo três no feminino e três no masculino, mas apenas dois de cada categoria participarão do torneio individual, enquanto a categoria por equipe conta com três atletas. 

Rúgbi

Doze atletas compõem a equipe que disputa pela terceira vez seguida as Olimpíadas. As Yaras se classificaram após vencer o Pré-Olímpico de Rugby Sevens de forma invicta. 

Futebol Feminino

A seleção de futebol feminina conta com 18 vagas para a modalidade. O Brasil conquistou a vaga após conquistar a Copa América Feminina em 2022.

Atletismo 

São 11 atletas classificado para a disputa de 12 categorias, Alison “Piu” dos Santos é o único atleta estar classificado para duas categorias do atletismo (400m rasos e 400m com barreiras); Almir Júnior (Salto triplo); Caio Bonfim (Marcha atlética); Daniel Nascimento (Maratona); Darlan Romani (Arremesso de peso); Érica Sena (Marcha atlética); Erik Cardoso (100m rasos); Felipe Bardi (100m rasos); Lucas Carvalho (400m rasos); Rafael Pereira (110m com barreiras) e Viviane Lyra (Marcha atlética).

Canoagem velocidade

Apenas Isaquias Queiroz está classificado para a disputa de 1000m.

Ciclismo BMX

Com a medalha de ouro no Pan-Americano de Ciclismo BMX, o Brasil tem essa vaga disponível onde a Confederação Brasileira de Ciclismo decidirá quem ocupará essa vaga.

Ginástica

Seis atletas vão representar o Brasil. Bárbara Domingos tem vaga para a disputa do individual, enquanto o conjunto contará com cinco atletas.

Natação

Quatro atletas se classificaram, são eles: Beatriz Dizotti (1500 m livre feminino), Guilherme Caribé (100 m livre masculino),Guilherme Costa (400 m livre masculino) e Kayky Mota (100 m borboleta). 

Saltos Ornamentais 

Duas representantes na modalidade, Ingrid Oliveira e Isaac Souza. 

Surfe

Conta com três atletas já classificados, Filipe Toledo, João Chianca e Tatiana Weston-Webb.

Tiro com arco

O nosso único representante é Marcus D’Almeida. 

Tiro Esportivo

O Brasil tem uma vaga disponível para a categoria e a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo decidirá qual atleta representará o país.

Vela

Dois representantes garantiram vaga para Paris 2024, Bruno Lobo e Mateus Isaac.

Veja Também