Fórmula 1 está de volta com o tradicionalíssimo GP do Japão em Suzuka

Madrugada com velocidade

Postado em: 22-09-2023 às 15h23
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Fórmula 1 está de volta com o tradicionalíssimo GP do Japão em Suzuka
Red Bull e Max Verstappen foram derrotados em Singapura e almejam dar a volta por cima no Japão (Foto: Peter Fox / Red Bull Content Pool)

Os pilotos se preparam para mais uma etapa da temporada de 2023, o GP de Japão. Suzuka é um dos palcos mais tradicionais do esporte e por ser realizada do outro lado do mundo, 12h de diferença para o Brasil, a etapa terá início na quinta (21) e promete um final de semana com a madrugada agitada para os amantes do esporte.

Na última etapa, em Singapura, o piloto Carlos Sainz, da Ferrari, venceu a corrida, essa foi a segunda vitória do espanhol na carreira. Lando Norris, da McLaren, e Lewis Hamilton, da Mercedes, completaram o pódio. O  resultado do Circuito Urbano de Marina Bay encerrou uma sequência histórica de vitórias de Max Verstappen e da Red Bull.

Circuito de Suzuka

Continua após a publicidade

Com uma prova mais curta, 53 voltas, os pilotos vão ter que lidar com as surpresas climáticas, isso porque semana passada foram registradas altas temperaturas e se continuar a degradação dos pneus poderá impactar na corrida. 

Ano passado a corrida foi interrompida devido à uma chuva e só reiniciou após três horas e a prova teve duração de 45 minutos para o fim, isso por conta da duração máxima permitida de corrida que é de 4h. Não foi a primeira vez que as condições climáticas influenciaram o GP, em outras quatro ocasiões a qualificação teve que ser realizada na manhã de domingo (horário local), no ano de 2004, 2009, 2010 e 2019.

O asfalto da pista de Suzuka apresenta altos níveis de rugosidade e abrasão  comparado aos outros asfaltos da temporada. Os pilotos e as equipes terão que ter atenção máxima quanto à degradação para traçar o melhor plano quanto às trocas durante a corrida. 

Para o GP de Suzuka a Pirelli, patrocinadora oficial da categoria, disponibilizou o C1, branco duro, C2, amarelo médio e o C3, vermelho macio. Chefe da Motorsport da Pirelli, Mario Isola, explicou a decisão de disponibilizar uma gama de pneus mais duras.

“O Grande Prêmio do Japão acontece em uma das pistas mais fascinantes e exigentes da história da Fórmula 1: Suzuka, com seu layout único em forma de oito. Este local histórico é o favorito dos pilotos, sendo absolutamente emocionante conduzir nos monolugares ultra competitivos da atualidade.”

“Com as suas cargas laterais e verticais muito significativas, Suzuka é tão exigente com os pneus como com os condutores. Estas exigências estão igualmente distribuídas pelas quatro rodas, com 10 destros e oito canhotos ao longo da volta de seis quilômetros. Como resultado destas características desafiantes, trazemos para o Japão alguns dos pneus mais duros da gama 2023: C1, C2 e C3,” completou Mario Isola.

Campeonato

Mesmo fora do pódio Max Verstappen segue sem ninguém o incomodando na ponta com 374 pontos, o vice-líder Sergio Pérez, também da Red Bull, tem 223. Lewis Hamilton vem em terceiro lugar com 180 pontos, o piloto britânico ultrapassou Fernando Alonso (4ª) que tem 170. Fechando o top 5, aparece Carlos Sainz com 142 pontos. 

A Red Bull lidera com 597 pontos o campeonato de construtores, seguido pela Mercedes 289, na terceira colocação vem a  Ferrari 265 pontos. No quarto lugar aparece a Aston Martin com 217 e a McLaren fecha o top 5 com 139 pontos.

Programação

O primeiro treino livre aconteceu na quinta (21), às 23h20 (horário de Brasília), já o segundo e o terceiro treinos livres acontecem na madrugada de sexta (22) às 2h50 (horário de Brasília) e às 23h20 (horário de Brasília), respectivamente. A classificação para a corrida será na madrugada de sábado (23), às 2h30 (horário de Brasília) e a corrida na madrugada de domingo (24), à 1h (horário de Brasília).

Veja Também