COB entra na reta final de preparação para o Pan-Americano de Santiago
Com mais de mil integrantes, a delegação brasileira já está em ritmo de final de preparação, isso porque faltam menos de 30
Por: Larissy Summer Santos

Com mais de mil integrantes, a delegação brasileira já está em ritmo de final de preparação, isso porque faltam menos de 30 dias para os Jogos Pan-Americano de Santiago, no Chile. Uma das maiores competições esportivas do continente começa no dia 20 de outubro e 5 de novembro e receberá mais de 7 mil atletas de 41 países.
Os Jogos Pan-Americanos é composto por modalidades que fazem parte também dos Jogos Olímpicos e algumas delas utilizam o evento como forma classificatória para as Olimpíadas.
Seguindo a programação prevista, as primeiras equipes de trabalho viajarão para Santiago, no Chile, já no dia 1º de outubro e no mesmo dia as operações no local começam. O Comitê Olímpico Brasileiro, COB, terá um número recorde de atletas, atualmente são 580 vagas garantidas.
“Teremos uma delegação de mais de mil pessoas. É uma missão recorde em número de atletas participantes. Só teve mais quando organizamos o Pan, aqui no Rio. Pensamos em todos os detalhes para que os atletas se preocupem apenas em treinar, descansar e competir,” explicou Rogério Sampaio, diretor-geral e Chefe de Missão dos Jogos Pan-americanos.
Desejando melhorar a campanha dos últimos jogos o Brasil contará com força máxima na maioria das modalidade, diversos campeões mundiais e medalhistas olímpicos vão estar presentes em Santiago. Alguns não garatiram a vaga para as Olimpíadas de Paris 2024, e durante o torneio brigarão por uma vaga.
Alguns dos principais destaques já confirmados na competição são: Rebeca Andrade e Arthur Zanetti, da ginástica artística; Ana Marcela Cunha, da natação em águas abertas; Bia Ferreira, do boxe; Rafaela Silva, do judô; Duda e Ana Patrícia, do vôlei de praia; Rayssa Leal e Kelvin Hoefler, do skate; entre outros.
Nos últimos Jogos Pan-americanos, o Brasil conquistou 55 medalhas de ouros , 45 de prata e 71 de bronze, ficando atrás apenas dos Estados Unidos