Pela primeira vez São Paulo conquista a Copa do Brasil

Campeão de tudo!

Postado em: 24-09-2023 às 19h13
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Pela primeira vez São Paulo conquista a Copa do Brasil
Rubro-negro abriu o placar, mas Tricolor buscou o resultado. (Foto: REUTERS/Carla Carniel)

Neste domingo (24), o São Paulo empatou contra o Flamengo em 1 a 1, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, e se sagrou pela primeira vez campeão da Copa do Brasil. Com a conquista, o tricolor paulista garantiu vaga direta para a Libertadores de 2024. O empate garantiu a conquista porque o São Paulo havia ganho o primeiro jogo no domingo passado (17) por 1 a 0, no Maracanã, Rio de Janeiro.

O Jogo

Precisando do resultado, o Flamengo começou o jogo pressionando o time do São Paulo, ditando o ritmo do jogo e criando oportunidades de abrir o placar. Logo de cara Pedro teve a primeira chance, mas parou na defesa do goleiro Rafael. 

Continua após a publicidade

O tricolor precisou mexer na equipe depois que Arboleda pediu substituição com dores na coxa esquerda, o técnico Dorival colocou Diego Costa no lugas. Dominando o jogo,o rubro-negro criou outra oportunidade dessa vez com Gerson, que recebeu de Ayrton Lucas e cortou Berald e dentro da área finalizou, maso goleiro São Paulino, Rafael, defendeu com o pé, impedindo o gol. 

O São Paulo melhorou aos 20 minutos, Calleri recebeu cruzamento de Caio Paulista, mas não conseguiu desviar a bola para o fundo do gol após o goleiro Rossi sair mal do gol. Wellington Rato quase abriu o placar com uma bela finalização de fora da área, mas a bola passou por cima do gol. 

O primeiro tempo caminhava para um 0 a 0, quando Pedro achou um passe perfeito para Pulgar que finalizou cruzado, Rafael chegou a tocar na bola e bateu na trave, Bruno Henrique aproveitou o rebote para abrir o placar e deixou tudo igual no placar agregado, 1 a 1.

O São Paulo empatou a partida logo em seguida com Rodrigo Nestor. Após cobrança de falta de Wellington Rato, Rossi afastou de soco, no rebote o meio campista chutou forte sem chances para o goleiro flamenguista, e deixou a partida em igualdade para a segunda etapa.

O segundo tempo começou como o primeiro, com o time rubro-negro pressionando e Fabrício Bruno após rebote de Rafael chutou de primeira, mas a bola passou perto da trave. Depois foi a vez de Pedro, após escanteio curto, Arrascaeta cruzou para o atacante que cabeceou por cima da meta de Rafael. 

O São Paulo suportava as investidas do adversário, que com o passar do tempo perdia intensidade. O time de Dorival chegou ao gol só aos 41 minutos com Luciano, após passe de Lucas Moura o atacante recebeu livre, cara a cara, mas chutou para fora. No lance, o jogador do São Paulo pediu pênalti devido um toque nas costas provocado por Luiz Araújo. 

Já nos acréscimos o Flamengo se lançou ao ataque, Wesley cruzou na área e Pulgar ficou com a bola após desvio, e na marca do pênalti o volante chutou por cima do gol.  Ayrton Lucas quase marcou o gol que levaria a partida para as penalidades, após chute no canto direito, mas Rafael defendeu sem dar rebote. Já nos segundos finais Gabriel Neves foi expulso após levar o segundo amarelo.

Ficha técnica 

São Paulo 1 x 1 Flamengo 

Data: 24 de setembro de 2023

Horário: 16h

Local: Estádio Morumbi, em São Paulo

Árbitro: Braulino da Silva Machado (SC) (FIFA)

Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) (FIFA) e Bruno Boschilia (PR) (FIFA)

VAR: Wagner Reway (PB) (VAR-FIFA)

Cartões Amarelos: Pablo Maia, Alisson, Rafinha e Gabriel Neves (São Paulo); Léo Pereira e Fabrício Bruno (Flamengo) 

Cartão vermelho: Gabriel Neves (São Paulo)

Gols: Bruno Henrique aos 43 min/1T (Flamengo) e Rodrigo Nestor aos 49 min/1 T (São Paulo) 

São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda (Diego Costa) , Beraldo e Caio Paulista (Welington); Pablo Maia e  Alisson (Gabriel Neves); Wellington Rato (Luciano), Rodrigo Nestor (Michel Araujo) e Lucas; Calleri.

Técnico: Dorival Júnior

Flamengo: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar e Thiago Maia (Luiz Araujo); Gerson (Victor Hugo), Arrascaeta (Everton Ribeiro) e Bruno Henrique; Pedro (Gabigol).


Técnico: Sampaoli

Veja Também