Segunda-feira, 08 de julho de 2024

CPB inicia as primeiras convocação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago

Os jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, que acontecerão do dia 17 a 26 de novembro, e os primeiros atletas de dez

Postado em: 28-09-2023 às 00h20
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: CPB inicia as primeiras convocação para os Jogos Parapan-Americanos de Santiago
O tênis de mesa, em Lima, levou 30 atletas e 22 deles saíram com, ao menos, uma medalha no peito (Foto: Nelson Ayres/ Assessoria de Imprensa CBTM)

Os jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile, que acontecerão do dia 17 a 26 de novembro, e os primeiros atletas de dez modalidades que representarão o país na competição foi divulgada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

São 169 atletas com deficiência, sendo 31 na modalidade de badminton, 14 de ciclismo, 14 de futebol PC (Paralisados Cerebrais), 12 de goalball, 20 de halterofilismo, 12 de rúgbi em cadeira de rodas, 20 de taekwondo, cinco de tiro com arco, 15 de judô e 26 de tênis de mesa. 

Dentre os atletas alguns nomes conhecidos, como o do jogador de goalball Leomon Moreno, medalhista nos Jogos de Londres de 2012 prata, Rio 2016 bronze e Tóquio 2020 de ouro. Nathan Torquato, atleta de taekwondo, primeiro medalhista de ouro na modalidade até 61 kg pela classe K44 em Tóquio 2020. A mesatenista Danielle Rauen, bronze por equipes em Tóquio 2020 e bicampeã parapan-americana Lima 2019 e Toronto 2015, entre outros. 

Continua após a publicidade

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) comentou sobre a preparação que os atletas vão realizar antes de ir para Santiago, em busca de manter o domínio brasileiro na competição.

“O Brasil novamente vai buscar manter a hegemonia no continente, por isso temos muita confiança e orgulho desses atletas que vão representar o nosso país em Santiago.”

“A preparação que realizamos via Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, ou via os projetos que executamos em todos os estados do Brasil nos dá a certeza de que percorremos um caminho certo neste ciclo Parapan-americano e vamos chegar fortes,” completou Mizael.

Na última edição, Lima, Peru 2019, o Brasil entrou para história com o recorde de conquistas, a delegação brasileira conquistou a inédita marca de 308 medalhas, 124 de ouros, 99 pratas e 85 bronze. O tênis de mesa foi uma das modalidades que mais conquistou medalhas na delegação, foram 19 medalhas individuais, cinco classificações diretas para os Jogos Paralímpicos e mais cinco conquista por equipes, ao todo 24 pódios.

Ainda serão realizadas as convocações de mais sete modalidades nas próximas semanas, sendo: futebol de cegos, atletismo, basquete em cadeiras de rodas, tênis em cadeira de rodas, bocha, natação e tiro esportivo.

Veja Também