Mundial de ginástica começa neste sábado
Brasil quer além de medalhas na competição, o principal objetivo é as Olimpíadas de Paris 2024
Por: Larissy Summer Santos

O Mundial de Ginástica Artística de 2023 começa neste sábado (30) e vai até dia 8 de setembro, em Antuérpia, na Bélgica. O mundial é uma oportunidade para os atletas da modalidade garantirem vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Tanto a equipe masculina e feminina buscam a classificação para as Olimpíadas de Paris 2024 e para conseguirem esse feito precisam terminar a competição entre os nove primeiros colocados. Ou caso fique abaixo da República Popular da China, Japão e Grã-Bretanha (masculino) ou Estados Unidos, Grã-Bretanha e Canadá (feminino), cujas seleções já conquistaram as vagas nas Olimpíadas no Mundial do ano passado.
Os aparelhos disputados pela delegação masculina serão: solo, cavalo com alças, saltos, argolas, barras paralelas e barra fixa. Já no feminino, são apenas quatro: saltos, trave, barras paralelas assimétricas e solo.
Convocados
Um dos principais nomes brasileiro da ginástica, Arthur Zanetti, desfalcará a equipe brasileira devido a uma virose. Outra mudança é no lugar de Tomás Florêncio, lesionado, que também não participa da competição e Bernardo Miranda entra no seu lugar.
Com isso o time masculino brasileiro é composto por: Arthur Nory, Bernardo Miranda, Yuri Guimarães, Diogo Soares e Patrick Sampaio.A equipe feminina será representada por: Rebeca Andrade, Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Lorrane Oliveira, Julia Soares e Carolyne Pedro.
Dentre os convocados, alguns atletas se destacam e são candidatos a medalhas no mundial, como o de Rebeca Andrade, atual campeã mundial do individual. Além disso, Arthur Nory, nas argolas, Jade Barbosa e Flávia Saraiva, ambas no solo.
Agenda
A competição é dividida em duas etapas, classificatórias, entre os dias 30 de setembro a 02 de outubro, e finais, do dia 2 de outubro a 8 de outubro.
O time masculino estreia no sábado (30), às 5h (horário de Brasília), Subdivisão 1 junto com Cazaquistão, Grã-Bretanha e Turquia. A seleção feminina estreia na segunda (02/10), às 8h (horário de Brasília), na Subdivisão 6 junto com a Austrália.
Em caso de classificação por equipes a final masculina acontece na terça (03/10), às 14h30 (horário de Brasília), e a feminina na quarta (04/10), às 14h30. As finais individuais gerais na quinta (05/10), às 14h30 (horário de Brasília), a masculina. Enquanto a feminina na sexta (06/10), às 14h30 (horário de Brasília). As finais por aparelhos (solo masculino, salto feminino, cavalo com alças, barras assimétricas e argolas) acontecerá no sábado (07/10), às 9h (horário de Brasília) e no domingo (08/10) acontece as finais do salto masculino, trave, barras paralelas, solo feminino e barra fixa, também às 9h (horário de Brasília).