Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Vila inicia a semana com a confiança renovada

Após vencer bem o clássico contra o Goiás, equipe volta a mirar as primeiras posições da tabela de classificação da Série B

Postado em: 27-08-2018 às 01h38
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Vila inicia a semana  com a confiança renovada
Após vencer bem o clássico contra o Goiás, equipe volta a mirar as primeiras posições da tabela de classificação da Série B

*Luiz Felipe Mendes

É impressionante como um único jogo pode mudar tudo. Antes do clássico contra o Goiás, o Vila Nova vivia um momento complicado, com uma sequência negativa de dois empates contra equipes da zona de rebaixamento e uma derrota. Com a vitória maiúscula diante do maior rival no Serra Dourada, Hemerson Maria e sua comissão técnica ganharam a oportunidade de abrir a semana com uma tranquilidade bem-vinda.

Continua após a publicidade

O Vila fechou bem o primeiro turno, na terceira posição da Série B. Na abertura da segunda metade, no entanto, foi tropeçando seguidamente até cair para nono. Uma derrota para o Goiás em um estádio em que haveria torcida única colorada poderia ser trágica não só para as pretensões do time no campeonato, mas também abalaria a confiança do elenco. O contrário aconteceu, e os três pontos conquistados ao triunfar no Derby do Cerrado deram um novo fôlego ao Tigre.

Agora com um total de 35 pontos na mala, o Vila subiu para sétimo lugar e diminuiu a distância para o G-4 em apenas dois pontos. Se for favorecido por uma combinação de resultados, o alvirrubro pode entrar na zona do acesso para a Série A já na próxima rodada, mas não é uma tarefa fácil. Para isso, precisaria bater a Ponte Preta fora de casa no próximo sábado. Além disso, teria que torcer para que Guarani (contra o Criciúma), Goiás (contra o Fortaleza) e Atlético (contra o Londrina) não vençam suas respectivas partidas.

Um fato interessante sobre o jogo com o Goiás no último sábado foi que naquele único embate o Vila marcou três gols, sendo que não havia balançado as redes nenhuma vez justamente nos últimos três jogos, contra Avaí, CRB e Sampaio Corrêa. A baixa eficiência do ataque vilanovense é algo que vem chamando a atenção negativamente, pois o rendimento ofensivo da equipe tem números parecidos com os de times da zona do rebaixamento. A defesa, por outro lado, vem sendo um ponto positivo – a melhor da Série B. Para se manter no pelotão de cima, o Vila busca encontrar o equilíbrio.

O Vila terá a semana inteira para aprimorar os fundamentos e chegar forte para o duelo com a Ponte Preta no Estádio Moisés Lucarelli. O sonho de conseguir o acesso para a elite do futebol brasileiro ainda está bem vivo, com a 24ª rodada do torneio prestes a começar, com o jogo entre Brasil de Pelotas e Coritiba marcado para hoje às 20 horas. Depois de enfrentar a Ponte, o Tigre terá pela frente Oeste e Coritiba em casa antes de ir até o Estádio Rei Pelé para medir forças com o atual vice-colocado, o CSA.

Atlético treina forte para se manter no G-4 

O Atlético está indo muito bem na Série B, obrigado. De volta ao G-4 após uma rodada fora dele, quando perdeu para o Guarani no Estádio Brinco de Ouro, o Dragão está curtindo a boa fase, sobretudo com a novidade do Estádio Antônio Accioly ao seu lado. O próximo embate rubro-negro pode não ser em sua casa, mas será contra um adversário bem conhecido do técnico; e o time terá quase a semana inteira para se preparar.

Cláudio Tencati e Londrina são duas coisas que andaram lado a lado por mais de sete anos. O atual técnico do Atlético treinou a equipe paranaense por um longo período antes de se transferir para Goiânia. No primeiro duelo entre os dois na segunda divisão do Campeonato Brasileiro, o placar ficou zerado na capital do estado. Agora em momentos totalmente diferentes na competição, o Atlético vive a expectativa de se manter entre os quatro melhores da edição, enquanto o Londrina busca fugir do meio da tabela, em 12º.

O confronto entre os dois ocorre apenas na sexta-feira, em Londrina. Até lá, o Dragão procura corrigir os erros cometidos ao longo do campeonato e intensificar os pontos positivos, para assim se firmar ainda mais no G-4. Uma vitória na próxima rodada pode levar o rubro-negro até a terceira posição e, embora seja um panorama improvável, até a segunda colocação. Em caso de derrota, a situação pode piorar bastante, sendo que está seguido de perto por diversos adversários diretos.

 Goiás tenta se recuperar após tropeço no sábado

O baque foi grande, mas bem longe de ser definitivo. A derrota para o Vila custou caro para o Goiás, que saiu do G-4 após duas rodadas na zona do acesso. Porém, o momento ainda é favorável, embora o próximo compromisso da equipe seja diante de ninguém menos que o Fortaleza, líder isolado da Série B com seis pontos de vantagem para o segundo colocado CSA. No momento, a diferença do alviverde em relação ao Atlético, quarto lugar, é de só um ponto.

O segundo turno trouxe uma sequência extremamente complicada para o Goiás. Entretanto, o time se impôs nos confrontos diretos, superando o CSA e o Figueirense. Contra o Vila, por sua vez, a atuação foi fraca e o esmeraldino simplesmente não conseguiu jogar. Para se recuperar rapidamente e não se distanciar da parte de cima da tabela, o Goiás vai precisar passar por cima de dois outros adversários que também brigam no primeiro pelotão; além do Fortaleza, os goianos vão enfrentar o Guarani na rodada seguinte, o qual atualmente está logo atrás do Goiás, em sexto lugar.

Na intenção de permanecer lutando pelo retorno à Série A do ano que vem, o Goiás até aqui vem fazendo o caminho certo, mas o setor defensivo por vezes preocupa um pouco. Ainda que o ataque seja expressivo, com 31 gols em 23 jogos, os comandados de Ney Franco tiveram a meta vazada 30 vezes. Entre os dez primeiros da Série B, o Goiás é quem tem o segundo pior saldo de gols, atrás apenas do Oeste, com um negativo. A campanha alviverde até aqui tem 11 vitórias, três empates e nove derrotas, em um total de 52,2% de aproveitamento. A partida contra o Fortaleza será no Olímpico no sábado que vem.

 

 

 

Veja Também