Atletas da Venezuela e da Colômbia vencem o Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina

No primeiro dia de competição foi realizado o Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina

Postado em: 03-10-2023 às 21h25
Por: Vitória Bronzati
Imagem Ilustrando a Notícia: Atletas da Venezuela e da Colômbia vencem o Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina
Leangel Meneses e Paula Villalba (foto) faturam o lugar mais alto do pódio nesta terça-feira (3), na primeira das três provas de ciclismo em Urubici | Foto:Juliane Bogo/CBCv

A capital mundial do ciclismo é em Urubici (SC) desde esta terça-feira (3). A cidade da Serra Catarinense sedia três eventos internacionais da modalidade, com mais de 150 atletas de 13 países em busca de pontos para o ranking mundial e das últimas vagas para as Olimpíadas de Paris, no próximo ano. No primeiro dia de competição foi realizado o Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina. O venezuelano Leangel Meneses e a colombiana Paula Villalba foram os grandes campeões desta terça. 

Nesta quarta-feira (4) os ciclistas voltam a competir no GP Urubici de Ciclismo, com percurso mais curto dos três eventos, mas com o desafio de subirem o Morro da Igreja. Na quinta (5) é a vez do GP Internacional de Ciclismo, que encerra a programação com as provas mais longas: 169,4 km para os homens e 128,7 km para as mulheres. O ponto de largada e chegada é a região central de Urubici, nos arredores da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Salão da Matriz).  

O primeiro dos três dias de competição foi do Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina. A prova começou às 8h desta terça-feira (3) com a largada da prova masculina. Durante os 128,7 km de percurso, o pelotão se manteve junto. Por isso, o campeão só foi conhecido no sprint final. Quatro atletas cruzaram a linha de chegada muito próximos. No entanto, na frente estava o venezuelano Leangel Meneses, que comemorou bastante a vitória.

Continua após a publicidade

“Estou muito contente com a vitória. Acabei de voltar de um período de treinamentos na Europa e ainda estava sentindo um pouco o fuso horário. Quando passei a última volta, vi que estava bem e que dava para tentar o título”, comenta o venezuelano, que está em busca de uma vaga em Paris. “Com certeza a minha meta é estar na equipe olímpica. Esses pontos foram muito importantes”, completa. 

À tarde foi a vez da prova feminina. Com grande público em frente à Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens (Salão da Matriz), as ciclistas largaram às 13h30. Foram 111,5 km de percurso até que fosse conhecida a campeã do Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina. A colombiana Paula Villalba foi a grande campeã em uma chegada emocionante contra a atleta Margarita Misyurina, do Uzbequistão. 

“Estou muito feliz com esse resultados. Estamos com algumas das melhores atletas do nosso país aqui em busca de pontos para classificar para os Jogos Olímpicos. A disputa foi muito dura. O ciclismo é definido somente quando cruza a linha e eu acreditei até o fim nesta vitória”, disse a colombiana.

As três etapas do Circuito Mundial de Ciclismo de Estrada reúnem um total de 152 atletas profissionais de 13 países: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Hungria, México, Paraguai, Panamá, Uruguai, Uzbequistão e Venezuela. No total, são 96 atletas competindo na categoria masculina e 56 na feminina.

O Gran Tour Ciclismo de Santa Catarina, GP Urubici de Ciclismo e GP Internacional de Ciclismo são válidos pelo calendário da UCI (Union Cycliste Internationale). A organização é da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) em parceria com a FCF (Federação Catarinense de Ciclismo) e AACESC. As provas contam com os patrocínios de: C Pack, Supermercados Koch, SOS Distribuidora de Alimentos, Unifique, Shimano e Riders. O evento tem também o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal e apoio institucional da Prefeitura Municipal de Urubici, Governo do Estado de Santa Catarina e Fesporte. 

Veja Também