Boca Juniors supera Palmeiras nos pênaltis e está na final da Libertadores

Fluminense e Boca Juniors decidem a Libertadores de 2023

Postado em: 06-10-2023 às 00h33
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Boca Juniors supera Palmeiras nos pênaltis e está na final da Libertadores
Final entre Brasil e Argentina na Libertadores. (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Nesta quinta (05), no Allianz Parque, em São Paulo, Palmeiras e Boca Juniors empataram no tempo normal pelo segundo jogo da Libertadores e nas cobranças de pênaltis o time argentino levou a melhor. O goleiro Romero defendeu duas cobranças, na temporada já havia pego dez de 19 penalidades. 

O Jogo

Com um primeiro tempo muito estudado e sem chances reais de gols, Palmeiras e Boca Juniors fizeram um jogo pegado. Apesar da maior posse de bola palmeirense a equipe não conseguia criar oportunidade, enquanto pelo lado da equipe argentina impunha o seu típico estilo de jogo, pegado e muita catimba. 

Continua após a publicidade

Em boa arrancada de Mayke pela direita, o lateral improvisado de ponta ganhou do marcador e cruzou, a defesa do Boca afastou sem perigo. No lance seguinte, Rony se envolveu em uma trombada com o goleiro Romero, que realizou boa defesa em dois tempos. Os argentinos cobraram o atacante palmeirense pela postura do jogador, mais catimba em campo.

Em bom contra-ataque com muita velocidade, Montiel passou por Gustavo Gómez, invadiu a área e tocou rasteiro para Cavani, que de carrinho empurrou a bola para o fundo da rede. Boca Juniors à frente do placar.

O gol abalou o time treinado por Abel Ferreira que não conseguia criar e quando chegava próximo ao gol chutava sem direção. O Boca chegou a balançar a rede novamente, após erro de Murilo, mas o bandeirinha assinalou impedimento.

Abel decidiu começar o segundo tempo com alterações e logo no início Endrick ganhou de dois defensores do Boca, mas não conseguiu completar a jogada. O Boca Juniors respondeu com Merentiel em mais um contra-ataque, o goleiro Weverton fez realizou a defesa.

O Palmeiras melhorou na segunda etapa e conseguiu criar mais oportunidades, mas pecava no último passe. A partida tomou tons dramáticos após a expulsão de Marcos Rojo depois dos segundo amarelo. 

Com a vantagem numérica dentro de campo o Verdão exerceu uma pressão no time argentino e surtiu efeito. Aos 27 minutos Piquerez empatou a partida arriscou um belo chute de longe, a bola desviou em Ezequiel Fernández e o goleiro Romero não conseguiu realizar a defesa.

O Verdão quase virou com Kelvin e depois Rony, mas o goleiro Romero salvou o time argentino. Com a partida empatada a decisão foi para os pênaltis e o Boca Juniors levou a melhor. Weverton até defendeu uma cobrança, de Cavani, mas Romero confirmou a boa fase e defendeu duas, a de Raphael Veiga e de Gustavo Gómez, selando a classificação argentina.

Agenda

Boca Juniors e Fluminense fazem a final no dia 04 de novembro, às 17h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogo único, sem vantagem para nenhuma das equipes. Em caso de empate nos 90 minutos, a decisão passará por um duelo na prorrogação e se persistir a igualdade o campeão será decidido nos pênaltis.

Ficha técnica 

Palmeiras (2) 1 x 1 (4) Boca Juniors 

Data: 05 de outubro de 2023

Horário: 21h30

Local: Allianz Parque, São Paulo

Árbitro: Andres Matonte (URU)

Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Martin Soppi (URU)

VAR: Leodan González (URU)

Gols: Cavani aos 23 min/ 1T (Boca Juniors) e Piquerez aos 27 min/ 2T 

Cartões Amarelos: Rony, Gustavo Gómez , Raphael Veiga, Endrick (Palmeiras); Romero, Figal, Rojo, Medina, Ezequiel Fernández e Fabras (Boca Juniors)

Cartões Vermelhos: Rojo (Boca Juniors)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Kevin), Gustavo Gómez e Murilo; Piquerez, Zé Rafael (Fabinho), Gabriel Menino (Flaco López) e Mayke (Luis Guilherme); Raphael Veiga e Artur (Endrick); Rony.
Técnico: Abel Ferreira

Boca Juniors: Romero; Advíncula, Nicolás Figal, Marcos Rojo e Fabra (Marcelo Saracchi); Medina, Guillermo Fernández, Ezequiel Fernández e Barco (Nicolás Valentini); Cavani e Merentiel (Bruno Valdez).. 

Técnico: Jorge Almirón

Veja Também