Verstappen larga na pole no GP do Catar

Neste fim de semana a Fórmula 1 desembarcou no Catar, para o Losail International Circuit, a pista que fica no meio do

Postado em: 06-10-2023 às 21h53
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Verstappen larga na pole no GP do Catar
(Foto: Mark Thompson)

Neste fim de semana a Fórmula 1 desembarcou no Catar, para o Losail International Circuit, a pista que fica no meio do deserto. Além da tradicional prova no domingo (08) a prova conta com mais uma corrida Sprint, que  concede oito pontos extra aos oito melhores em uma disputa mais curta do que a corrida. 

Devido a essa disputa extra de pontos a tradicional programação da competição alterou. Na sexta (06) os pilotos tiveram apenas um treino livre, tradicionalmente são três, e também acontece o treino classificatório para corrida de domingo (08). Sem grandes surpresas Max Verstappen largara na pole pela 30ª vez. George Russell fez o segundo melhor tempo e Lewis Hamilton, que terminou em quinto, subiu para terceiro com a exclusão das voltas de Lando Norris e Oscar Piastri por limites de pista.

A Pista

Continua após a publicidade

O Grande Prêmio do Catar é uma corrida noturna e começa às 20h (horário local), apenas uma prova realizada na pista, 2021, com uma extensão de 5,419 km a prova tem duração de 57 voltas percorridas. O piloto britânico Lewis Hamilton foi o vencedor da edição. 

A pista conta com um novo asfalto e novas infraestruturas, como o aumento dos boxes e embora alguns espaços verdes tenham sido construídos especificamente ao redor do circuito, a areia soprada do deserto invade a pista, exigindo mais dos pneus.

De acordo com o chefe de motorsport da Pirelli, a patrocinadora da corrida escolheu uma gama semelhante a Silverstone e Suzuka para a corrida. “Em termos de severidade, Losail é um circuito muito desafiador para os pneus, semelhante a Silverstone e Suzuka. Portanto, não é coincidência que os compostos escolhidos sejam os mesmos: C1, C2 e C3. A série de curvas entre as curvas 12 e 14, lembra bastante a famosa curva 8 em Istambul, que é uma das curvas mais exigentes para os pneus na história recente da Fórmula 1,” comentou Isola.

Sendo C1 como P Zero Branco, duro, C2 como P Zero Amarelo, médio e C3 como P Zero Vermelho, macio. A mesma gama da prova anterior, Suzuka (JAP).

Agenda

No sábado (07) acontece a classificação para Sprint, às 10h (horário de Brasília), e às 14h30 (horário de Brasília), a corrida Sprint. No domingo (08), às 14h (horário de Brasília), ocorre a corrida tradicional.

Veja Também