Brasil vence Itália no tie break e garante vaga para Paris

Foi na última rodada e com muita emoção, mas seleção brasileira masculina está classificada para às Olimpíadas de 2024

Postado em: 08-10-2023 às 13h28
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil vence Itália no tie break e garante vaga para Paris
O Brasil segue confirmando a presença em todas as Olímpiadas. (Foto: Volleyball World)

A seleção masculina de vôlei superou a Itália neste domingo (08) no último jogo do Pré-Olímpico e está classificada para as Olimpíadas de Paris 2024. Ambas as seleções disputavam a última vaga para competição e após um jogo disputadíssimo a seleção brasileira levou a melhor por 3 sets a 2. Além da classificação do Brasil, a Alemanha também garantiu vaga ao terminar a competição em 1ª lugar com 18 pontos e 100% de aproveitamento.

O Jogo

No Maracanãzinho, no Rio de Janeiro,  a seleção brasileira começou o primeiro set contendo a pressão italiana e saiu na frente. Na tentativa de forçar o saque, a Itália errou logo de cara cinco, dando assim a vantagem para o time da casa.

Continua após a publicidade

Aproveitando as oportunidades e com um bom início de jogo, o Brasil conseguiu ser consistente na partida e ampliar a vantagem no placar para seis pontos. A frente do placar os comandado por Renan Dal Zotto seguia tranquilo em quadra, enquanto a Itália foi buscar a reação no final do set. Apesar do esforço não foi o suficiente, o Brasil fechou o set com o ataque de Darlan, 25 a 23.

No segundo set a partida ficou mais equilibrada, o Brasil chegou a ficar na frente, mas a Itália se recuperou e tomou a frente. Renan até promoveu algumas alterações, mas a seleção italiana seguia confortável dentro de quadra. Querendo muito a classificação, o Brasil conseguiu encostar no placar e até virar o set, mas a Itália melhorou na partida e fechou o segundo set com um bloqueio de Romano sobre Lucarelli, 25 a 23.

O terceiro set ficou equilibrado até sua metade, com ambas as seleções alternando a liderança no placar, mas na reta final a seleção italiana se impôs na partida e disparou. Cometendo erros bobos os brasileiros viram o placar fechar em 25 a 15.

No quarto set o Brasil voltou com foco total, precisando vencer o set para impor o tie-break com o embalo da torcida o time disparou. Darlan foi um dos principais nomes do jogo e sem deixar o adversário respirar o Brasil fechou o set em 25 a 17. 

Com um tie-break tenso, o Brasil começou melhor e chegou a abrir vantagem de dois pontos, mas a seleção italiana foi buscar o set na marra. O time de Renato até voltava a ter o domínio, mas a  Itália conseguiu se recuperar no set com alguns erros brasileiros. No final do set o Brasil conseguiu abrir vantagem e mantê-la, Lucarelli fechou o set selando a vaga para as Olímpiadas em um ace, 15 a 11.

Campanha 

Na segunda colocação do Grupo A com 15 pontos, o Brasil disputou sete partidas, vencendo seis e perdendo apenas um jogo. Com duas vitórias por 3 sets a 0, Catar e Irã, e uma vitória por 3 a 1, contra Cuba, a seleção conquistou os três pontos, mas com vitórias pelo placar de 3 sets a 2, República Tcheca, Ucrânia e Itália,conquistou apenas dois pontos. A única derrota brasileira foi contra a Alemanha e perdeu pelo placar de 3 a 1 e não pontuou.

Agenda
A seleção Brasileira foca agora no Pan-Americano de Santiago, no Chile, que começa na sexta (20). O técnico Renan optou por convocar apenas jogadores que atuam no Brasil, descansando o restante da equipe dessa maratona de jogos.

Veja Também