Brasil tem melhor participação no Mundial de Ginástica, graças a participação feminina

Rebeca Andrade supera Simone Biles e garante ouro na final do salto

Postado em: 09-10-2023 às 16h27
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil tem melhor participação no Mundial de Ginástica, graças a participação feminina
Show das meninas do Brasil (Foto: Ricardo Bufolin/CBG)

Neste domingo (08) o Mundial de Ginástica na Artística na Antuérpia, na Bélgica, encerrou com classificação por equipes para as Olimpíadas de Paris 2024 para seleção feminina e medalhas, enquanto a masculina se complicou para vaga nas Olímpiadas.

Seleção masculina

A seleção masculina não conquistou a vaga por equipes para as Olimpíadas de Paris 2024, os meninos encerraram a sua participação na 13ª colocação, uma abaixo da zona de classificação. 

Continua após a publicidade

Arthur Nory que se classificou para as finais de barra fixa e disputava medalha encerrou a participação do Time Brasil ao ficar fora do pódio. Além da medalha também disputava uma vaga Olímpica, mas o campineiro teve um queda na sua apresentação tirando as suas chances.

O japonês Daiki Hashimoto ficou com a medalha de ouro com uma nota de 15,233 pontos, Tin Srbic ficou com a prata 14,700 pontos e fechando o pódio o Su Weide, com 14,500. Nory terminou na sexta colocação.

Apesar do resultado do time brasileiro, o Brasil conquistou duas vagas para as Olímpiadas individuais, uma com Diogo Soares e outra nominal, pelo desempenho em equipes.

Seleção feminina

A seleção feminina bateu recorde de medalhas nesta edição do mundial. Além da classificação por equipes nas Olimpíadas, ao conquistar a medalha de prata. 

Rebeca Andrade foi o destaque brasileiro, a atleta além da prata por equipe conquistou ouro no salto, prata no individual geral e bronze na trave, primeira medalha na modalidade.

Flávia Saraiva garantiu sua primeira medalha no individual no mundial, medalha de bronze na disputa do solo. A brasileira após a conquista comentou sobre a importância dessa conquista.

“É uma medalha muito importante para mim, mas não só para mim, pra toda equipe que tá junto comigo. É um sonho que está sendo realizado e dividido ao lado da Rebeca. É um momento incrível. O sonho de todo atleta é ganhar uma medalha no Mundial, mas, depois de tudo o que aconteceu comigo, cirurgia, volta, machuca de novo,” comentou Flávia.

A presidente da CBG, Confederação Brasileira de Ginástica, Luciene Resende, comentou sobre o resultado da participação brasileira na competição.

“Confesso que já estava feliz demais com todas as conquistas que a Ginástica do Brasil já obteve aqui na Antuérpia. Mas ver a Rebeca superar a Biles numa final com nível técnico tão elevado, e ouvir o nosso hino nacional na solenidade de premiação, não consigo traduzir em palavras toda essa emoção.”

“Tenho a certeza de que todas essas glórias vão servir como combustível para que toda a comunidade da modalidade siga trabalhando com muito otimismo e confiança, porque mais conquistas estão por vir,” completou.

Veja Também