Cruzeiro, Flamengo e Timão decidem vaga na Libertadores

Depois dos confrontos de Santos e Grêmio, os três brasileiros buscam a classificação hoje, e o Palmeiras joga apenas amanhã

Postado em: 29-08-2018 às 06h00
Por: Fabianne Salazar
Imagem Ilustrando a Notícia: Cruzeiro, Flamengo e Timão decidem vaga na Libertadores
Depois dos confrontos de Santos e Grêmio, os três brasileiros buscam a classificação hoje, e o Palmeiras joga apenas amanhã

Luiz Felipe Mendes*

Ontem foram definidos os destinos dos primeiros classificados para as quartas de final da Libertadores, apesar da polêmica envolvendo o Santos. Hoje, às 21h45, mais três brasileiros entram em campo para buscar uma vaga na próxima etapa da competição continental. Na Arena Corinthians, o Timão enfrenta o Colo-Colo, do Chile, após ter perdido o jogo de ida por 1 a 0. No Mineirão, Cruzeiro e Flamengo duelam depois da primeira partida ter terminado em 2 a 0 para os mineiros.

O confronto entre compatriotas promete pegar fogo. Apesar de ter atuado em casa na derrota do dia 8 de agosto, o Flamengo não deve dar folga ao Cruzeiro fora de seus domínios. Entretanto, os cariocas precisarão quebrar uma marca persistente. Em toda a história do clube, o rubro-negro nunca conseguiu reverter um embate e alcançar a classificação após ter sido derrotado no primeiro jogo dentro de casa. Isto aconteceu em nove oportunidades, e se o Fla conseguir se carimbar nas quartas garantirá um feito inédito.

Continua após a publicidade

O Cruzeiro, por sua vez, quer colocar à prova a força de seu elenco e sua superioridade no placar. Qualquer vitória ou empate faz com que a Raposa continue no torneio, podendo perder até mesmo por um gol de diferença. A equipe teve o apoio da torcida na Toca da Raposa, que espera um grupo focado diante do Flamengo. Vale lembrar também que a última vez que os dois mediram forças no Estádio do Mineirão foi quando os donos da casa faturaram o título da Copa do Brasil 2017, vencendo o campeonato pela quinta vez.

A outra partida da noite coloca frente a frente Corinthians e Colo-Colo. No Estádio Santiago Monumental, no início do mês, os chilenos bateram os brasileiros pelo resultado mínimo. Por isso, estes últimos precisarão vencer por pelo menos dois gols de diferença para se classificarem automaticamente. Importante salientar que na Libertadores há o gol fora de casa como critério de desempate. Em caso de igualdade, como um novo 1 a 0, desta vez para o Corinthians, a peleja seria decidida nos pênaltis; o mesmo vale para um 2 a 0 a favor do Flamengo no Maracanã.

Além de Cruzeiro, Flamengo e Corinthians, Grêmio e Santos sacramentaram seus destinos ontem. Este último, porém, está passando por um trâmite na Conmebol envolvendo uma punição por causa de uma escalação irregular de Sánchez. Amanhã, o Palmeiras completa a rodada dos tupiniquins no torneio internacional, com uma ampla vantagem na mala. No jogo de ida, o Verdão bateu o Cerro Porteño, do Paraguai, por 2 a 0, fora de casa. Agora, pode até perder por um gol de diferença dentro do Allianz Parque e ainda assim sai com a vaga. 

Veja Também