Segunda-feira, 08 de julho de 2024

Pan-Americano 2023: onde será, quando começa e modalidades; veja

O Pan-Americano 2023 acontece em Santiago, no Chile, e promete ser o maior da história

Postado em: 12-10-2023 às 09h56
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Pan-Americano 2023: onde será, quando começa e modalidades; veja
A competição ocorre entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro (Foto: Divulgação)

Faltam menos de dez dias para a estreia dos Jogos Pan-Americanos de 2023. A competição acontece entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, em Santiago, no Chile, com o slogan “Nosso ponto de encontro”.

Esta edição promete ser a maior de todas, com a participação de 41 países, 6906 atletas, divididos em 39 modalidades. Além disso, terá o maior número de vagas olímpicas da  história. Ao todo, 21 modalidades terão vagas diretas para as Olimpíadas de Paris 2024, além de outras 12 vagas, que serão indiretas, valendo pontos para o ranking geral.

A competição conta com modalidades clássicas do programa Olímpico, como atletismo, natação, futebol e judô, além de ter três estreias, o breaking, que também será novidade em Paris 2024, escalada e skate, que estrearam em Tóquio 2020. Além disso, também terá onze esportes não-olímpicos, que são: beisebol, boliche, esqui aquático, karatê, patinação artística em rodas, patinação de velocidade inline, pelota basca, raquetebol, softbol, squash e wakeboarding.

Continua após a publicidade

O evento, que geralmente acontece no início do mês, precisou ser remarcado devido às condições climáticas extremas da capital chilena. Além disso, a data foi pensada para ser acessível aos atletas, pois não bate com nenhum campeonato mundial, isso fará com que grandes nomes do esporte possam participar. 

Brasil 

O Comitê Olímpico do Brasil levará a maior equipe da história do país para Santiago. Serão 1020 pessoas na delegação brasileira, com 623 atletas, 11 reservas, 263 oficiais de confederações e 124 oficiais do comitê.  

No último Pan, em 2019, em Lima, no Peru, 481 atletas brasileiros garantiram a segunda colocação do país no quadro geral de medalhas. Foram 55 ouros e um total de 171 medalhas.Também foram conquistadas 29 vagas olímpicas diretas para os Jogos de Tóquio 2020.

Este ano, o evento contará com as principais estrelas do Brasil, como Rayssa Leal, campeã mundial no skate street, Rebeca Andrade campeã Olímpica e mundial na ginástica artística, e as companheiras Flávia Saraiva e Jade Barbosa. Nomes como Isaquias Queiroz, da canoagem, Fernando Scheffer, da natação e Paulo André do atletismo também marcarão presença. 

Além disso, a delegação brasileira conta com diversidade, e será representada por atletas de todas as cinco regiões do país. A atleta mais jovem da equipe será Rayssa Leal, com 15 anos. Além dela, Hussein Daruich, do tiro esportivo, Maria Eduarda Alexandre, da ginástica rítmica, e Raicca de Oliveira, do skate park, têm 16 anos.

Em contrapartida, Renato Portela, do tiro esportivo, chega na competição aos 60 anos, mostrando que idade é só um número. Ele é o atleta mais experiente da delegação brasileira. 

Mascote

O pássaro escolhido para ser o mascote é o Fiu (Divulgação)

“Fiu” é o nome do mascote dos jogos. Ele é inspirado no Tachuris rubrigastra, uma espécie de ave comum nos pântanos do Chile. O desenho do pássaro conta com sete cores, assim como a espécie original, que representam “a diversidade do ser humano e dos atletas”. Cada cor tem um significado: força, perseverança, respeito, determinação, honestidade, companheirismo e paixão. 

Felipe De Pablo, diretor executivo do Santiago 2023, explicou a escolha da ave como mascote. “Fiu é um pássaro tão bom que vai nos mostrar que ser pequeno não significa que você não pode dar o seu melhor. Por isso continua praticando cada um dos 38 esportes pan-americanos e 17 esportes parapan-americanos que fazem parte do programa de competições do evento”.

Veja Também