Resumão da participação brasileira nos dois primeiros dias de Pan-Americano

Brasil segue fazendo história no Pan-Americano

Postado em: 23-10-2023 às 11h22
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Resumão da participação brasileira nos dois primeiros dias de Pan-Americano
Goiana, Raiza Goulão, conquista medalha de bronze no Mountain Bike Cross Country. (Foto: Wander Roberto/COB)

Os jogos Pan-Americano de Santiago, no Chile começaram nesta sexta (20) e a delegação brasileira já conquistou 23 medalhas, sendo cinco de ouro, nove de prata e também nove de bronze. O Brasil ocupa a 4ª colocação do quadro de medalhas, ficando atrás de Estados Unidos (1ª) com 49 medalhas, México (2ª) com 20 e Canadá (3ª) com 23, lembrando que número de medalhas de ouro é critério de colocação no ranking.

Primeira medalha 

O Brasil conquistou a primeira medalha para o país no sábado (21) com José Gabriel de Almeida na disputa do Mountain Bike Cross Country. O brasileiro terminou a prova em terceiro lugar, faturando a medalha de bronze. Ulan Galinski, outro atleta brasileiro na disputa, ficou em quarto lugar.

Continua após a publicidade

Entre as mulheres, Raiza Goulão também faturou uma medalha de bronze para o Brasil. Com uma corrida de recuperação após sofrer uma queda na primeira volta, a brasileira fechou a prova com o tempo de 1h24m57. A canadense Jennifer ficou com o ouro e a chilena Catalina Vidaurre fechou pódio com a medalha de prata.

Skate 

No sábado (21) , a primeira medalha de ouro do Brasil e dobradinha no pódio. Modalidade estreante dos jogos, Skate Street,  Rayssa Leal foi campeã ao lado de Pamela Rosa que conquistou a medalha de prata, a americana Paige Heyn completou o pódio.

Pela categoria masculina o Brasil conquistou mais uma medalha, Lucas Rabelo foi campeão ao superar o perunao Angelo Caro, que ficou com a prata e o colombiano Luis Jhancarlo González com o bronze. 

No domingo (22), agora pela modalidade skate park duas medalhas de pratas, a primeira com Raicca Ventura e depois pela prova masculina Augusto Akio.

Natação

Guilherme Costa, o Cachorrão, puxou a fila na modalidade, o brasileiro venceu os 400m livres e ainda bateu o recorde pan-americano com um tempo de 3min46s79. No feminino, prata e bronze, com Maria Fernanda Costa e Gabrielle Roncatto, respectivamente. Depois foi a vez de Léo de Deus conquistar a prata no 200m borboleta. Nos 200m livre medalha no feminino e masculino, Maria Fernanda Costa conquistou prata e Murilo Sartori ficou com o bronze. Depois foi a vez de Vinicius Lanza ficar com a prata nos 100m borboleta e Alexia Assunção conquistar o bronze nos 200m costa.

Por equipes o Brasil também conquistou medalhas, primeiro ouro no revezamento 4x100m livre masculino e bronze na categoria feminina. Na categoria 4 x 100m misto, faturou o ouro com recorde pan-americano em 3m23s78.

Taekwondo 

A modalidade aumentou o número de medalhas brasileiras, Maria Clara Lima conquistou a medalha de prata na categoria -57 kg feminina e Lucas Ostapiv levou o bronze na divisão de peso -80 kg masculina. Paulo Ricardo também subiu ao pódio ao conquistar a medalha de bronze e somar pontos no ranking olímpico e se aproximar da vaga para Paris 2024.

Ginástica 

 A seleção masculina conquistou a medalha de bronze na final por equipes da ginástica artística. A seleção feminina conquistou a medalha de prata, ficando atrás apenas para os Estados Unidos, o Canadá completou o pódio.

Veja Também