Com arbitragem polêmica, Vila Nova quebra tabu e vence Atlético-GO

Colorado conseguiu derrubar a boa sequência do Atlético

Postado em: 29-10-2023 às 20h41
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Com arbitragem polêmica, Vila Nova quebra tabu e vence Atlético-GO
Clássico truncado contou 31 faltas e duas expulsões (Foto: Afonso Cardoso)

Em um jogo disputado, o Vila Nova venceu o Atlético Goianiense por 2 a 1, de virada, no último sábado (28), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro Série B. Jogando em casa, o Colorado conseguiu derrubar a boa sequência do Atlético, que estava há cinco jogos sem perder. Além disso, o Vila quebrou o tabu de nunca ter vencido o rubronegro na Série B.

A partida foi marcada pela competitividade e clima tenso, natural de clássicos. O primeiro tempo não contou com grandes chances, mas teve muitas bolas divididas e faltas. Igor Henrique e Matheus Sales se chocaram de cabeça, em jogada aérea, e precisaram ser substituídos. A segunda etapa foi mais movimentada. Logo aos dois minutos, Luiz Felipe abriu o placar para o visitante, que passou boa parte do jogo na frente, mas aos 3, Rodrigo Gelado empatou e nos acréscimos, Donato, de cabeça, virou a partida e garantiu a vitória. 

Em sua estreia, o técnico do Vila, Higo Magalhães falou sobre a importância da vitória para colocar a equipe de volta na competição. “Nós sabíamos que uma vitória como essa voltaria a confiança, principalmente do grupo que tem trabalhado muito para se recuperar dentro da competição. Para fazer as pessoas acreditarem novamente. E assim nós vamos, com muita humildade”, afirmou. 

Continua após a publicidade

Já no lado do rival, o técnico do Atlético, Jair Ventura, não ficou satisfeito com a arbitragem. O clássico teve 31 faltas, cinco cartões amarelos e duas expulsões. Bruno Tubarão, do Atlético, recebeu vermelho por simulação aos 20 da segunda etapa, e logo após o empate, Luciano Naninho, do Vila, também foi expulso, igualando o número de jogadores em campo. Ventura atribuiu a derrota à desvantagem de jogadores: “O Juiz estragou a partida. Ele foi determinante”.

O técnico atleticano ainda afirmou que o juiz foi o protagonista da partida: “Eu tenho um time muito bom, eu tenho banco, tenho mexida. A nossa outra derrota também teve uma expulsão parecida, do Baralhas, e jogar com um a menos, mesmo com um time bom, quando o árbitro é o protagonista do jogo, é difícil. Dificilmente eu falo de arbitragem, mas isso foi determinante, tanto é que o gol só saiu após a expulsão do Tubarão”, afirmou.

Com a melhor campanha do returno, o Dragão não perdia há cinco partidas, apesar do revés, o clube ainda está na zona de classificação, em terceiro lugar, com 59 pontos, e segue confiante no acesso. Ventura afirmou que a equipe vai subir: “Nós temos dez vitórias e três derrotas. A gente segue vivíssimo, o Atlético tem tudo, e a gente vai subir. Não sei em quantos jogos, mas vamos subir. Não vai ser esse jogo que vai tirar o nosso foco” concluiu.  

Do outro lado, Higo, que teve uma estreia vitoriosa, também se mantém confiante. Com o triunfo, o Tigrão subiu uma posição, e está agora em oitavo lugar, com 54 pontos, com apenas três pontos de diferença do último time na zona de classificação, o Criciúma, com 57.

O comandante elogiou a atuação do time no clássico: “os jogadores acreditaram. Só que além da qualidade, além dos mecanismos, além das ideias, tinha que colocar o sentimento e a energia dentro do processo. E isso eles fizeram muito bem. A gente costuma dizer que, por mais que a gente traga algo de estratégia, que às vezes funciona e às vezes não funciona, o mérito total é deles, porque a execução total é deles. Eles que tem a coragem, eles que tomam a decisão, eles que chutam a bola pro gol, eles que sabem o momento que defender”.

Agenda

Os próximos jogos serão decisivos para ambos os times. O Atlético abre a 35º rodada, nesta quarta-feira (1), contra o Novorizontino, atual quinto colocado e concorrente direto por uma vaga no G4. A partida acontece a partir das 20h, no Estádio Antônio Accioly. Já o Vila Nova, que mira o acesso, vai enfrentar o líder Vitória, no próximo domingo (5), às 18h, no Estádio Barradão.

Veja Também