O Grande Prêmio de Interlagos acontece neste final de semana

É hora de acelerar no Brasil

Postado em: 03-11-2023 às 07h00
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: O Grande Prêmio de Interlagos acontece neste final de semana
Ano passado o piloto da Mercedes, George Russell, conquistou sua primeira vitória na F1 em São Paulo. (Foto: Jiri Krenek)

A Fórmula 1 chega ao Brasil, o tradicional Grande Prêmio (GP) de Interlagos, em São Paulo, começa nesta sexta (03). O fim de semana no Brasil fecha a última Sprint da temporada na modalidade. 

Max Verstappen corre já campeão da temporada, o piloto da Red Bull tem 491 pontos no campeonato de pilotos e não pode ser alcançado, seu companheiro de equipe Sergio Pérez segue na segunda colocação com 240, mas vê sua posição ameaçada por Lewis Hamilton (3º) que tem 220. 

Pista e pneus 

Continua após a publicidade

Interlagos tem uma extensão de curva de 4,309 quilômetros, sendo uma das mais curtas do ano, perdendo apenas para o GP de Mônaco e do GP da Cidade do México, a prova terá duração de 71 voltas. 

Uma das características da pista é o seu estilo por ter traçado sinuoso e variado, além de exigir uma performance dos motores e da aerodinâmica que é afetada pela cidade de São Paulo estar a 800 metros acima do nível do mar. 

O chefe de Motorsport da Pirelli, Mario Isola, destacou as dificuldades que os pilotos vão encontrar neste final de semana no Brasil. “Os pilotos enfrentam uma descida íngreme após a primeira curva, seguida por uma longa subida com várias curvas sinuosas e, em seguida, uma longa reta que leva de volta à linha de chegada”.

“A pista tem 15 curvas, sendo cinco para direita e nove para esquerda, com diversas mudanças de direção. Interlagos tem de tudo um pouco, com curvas de baixa e média velocidade, e os carros rodando com alto nível de downforce”, completou. 

Para o GP do Brasil a Pirelli optou por disponibilizar os mesmos compostos do ano passado para esse final de semana, C2 (duro), C3 (médio) e C4 (macio), mas o principal fator para degradação dos pneus de acordo com Mario Isola é a temperatura. 

“A degradação é principalmente térmica, por isso foram escolhidos os compostos C2, C3 e C4. Uma paragem dupla é a estratégia mais provável, enquanto uma paragem única exigiria bastante gestão dos pneus; afetando o ritmo da corrida”, analisou Mario.

ProgramaçãoA emoção começa nesta sexta (03) com Treino Livre, às 11h30, mais tarde, às 15h, a classificação para a corrida de domingo. No sábado (04), acontece a classificação da Sprint, às 11h, e às 15h30, acontece a corrida Sprint. No domingo (05), às 14h, acontece a corrida.

Veja Também