Fluminense disputa final da Libertadores contra Boca Juniors e busca título inédito 

É a segunda vez que o Tricolor disputa a final da competição e vai em busca do título inédito

Postado em: 04-11-2023 às 12h45
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Fluminense disputa final da Libertadores contra Boca Juniors e busca título inédito 
A decisão será em jogo único, e em caso de empate, haverá prorrogação e pênaltis (Marina Garcia/FFC)

Fluminense e Boca Juniors se enfrentam neste sábado (4), às 17h, no Maracanã, pela final da Copa Libertadores da América. É a segunda vez que o Tricolor disputa a final da competição e vai em busca do título inédito. Mais acostumados com a vitória, os argentinos já venceram seis vezes e lutam pela sétima taça, a última conquista do torneio foi em 2007.

Trajetória 

Nesta temporada, a equipe do técnico Fernando Diniz precisou derrotar grandes adversários para chegar até a final. Na fase de grupos, o time disputou a classificação contra o tetracampeão da América, River Plate. No entanto, o Flu não se intimidou com os multicampeões e venceu os argentinos por 5 a 1, com show de Germán Cano.

Continua após a publicidade

Na fase seguinte, derrotou o Argentinos Juniors, campeão em 1985, com placar agregado de 3 a 1 . Nas quartas, outro desafio, o tricampeão Olímpia, do Paraguai. As taças não pesaram na ocasião, e o Fluminense eliminou os paraguaios com facilidade, com resultado final de 5 a 1.E o último desafio antes da final foi contra o Internacional. Com o empate no primeiro jogo, o Flu venceu o Inter por 2 a 1, dentro do Beira Rio, em Porto Alegre.

Em entrevista coletiva, o técnico Fernando Diniz afirmou que já tem a escalação em mente há algum tempo e deu dicas de como será. “Contra o Olimpia o time teve menos gente no meio de campo e soube se ajudar sem perder consistência. Hoje é outro momento, e vou procurar botar o melhor para jogar. Já sei o time há um tempinho”, disse.

Final em 2008

A última vez que o Fluminense conseguiu chegar à final da Libertadores foi há 15 anos. Em 2008, a equipe disputou a final contra o LDU, do Equador. O primeiro jogo foi no Brasil e o time perdeu por 4 a 2. No jogo de volta, o Flu conseguiu reverter o placar, e com agregado de 5 a 5, a decisão foi para os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro equatoriano, Cevallos, se destacou e defendeu três cobranças do time carioca, e por 3 a 1, o LDU foi campeão.

Prêmio

Além da taça e da glória eterna, o campeão da Copa Libertadores de 2023 vai receber o prêmio de 18 milhões de dólares, cerca de R$90 milhões. Já o vice-campeão vai levar 7 milhões de dólares, aproximadamente R$35 milhões.

Veja Também