Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Série A: briga contra o rebaixamento está acirrada, sete times estão na berlinda

Sete times possuem menos de 40 pontos, e disputam a cada jogo a permanência na primeira divisão

Postado em: 09-11-2023 às 09h13
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Série A: briga contra o rebaixamento está acirrada, sete times estão na berlinda
Goiás faz parte dos clubes que lutam para não cair (Foto: Rosiron Rodrigues / Goiás EC.)

A seis rodadas do fim, o Campeonato Brasileiro Série A segue indefinido. Com os resultados da 32ª rodada, a disputa contra o rebaixamento se tornou ainda mais acirrada. Sete times possuem menos de 40 pontos, e disputam a cada jogo a permanência na primeira divisão, dentre eles está o Goiás.

Sem chances

América Mineiro e Coritiba são os dois lanternas do campeonato, matematicamente, possuem chances de permanecer, mas na prática, a situação é mais complicada. Para não caírem, as equipes precisam vencer todos os jogos até o final e contar com a falha dos outros concorrentes diretos. Segundo o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, o América-MG já está com o pé na segundona, com 100% de chances de cair. E isso pode se concretizar na próxima rodada. 

Continua após a publicidade

Quem também está se preparando para a queda é o Coxa. Após perder a quarta seguida para o Goiás, o time é o penúltimo da tabela, com apenas 23 pontos. De acordo com o Espião Estatístico do GE, o clube tem menos de 0,1% de chance de permanecer na elite do futebol brasileiro.

Na disputa 

Na 18ª colocação, o Goiás. Após uma sequência ruim, o time conseguiu vencer o último jogo contra o Coxa, e apesar de não ter saído do Z4, diminuiu a distância em relação aos concorrentes. O Esmeraldino está a dois pontos do primeiro time fora da zona, o Vasco, porém os números não são favoráveis, o clube tem 69% de chances de cair. Fechando a lanterna está o Cruzeiro, que perdeu o confronto direto contra o Internacional, dentro de casa, e está na zona de perigo, com 37 pontos. 

Os resultados da rodada não favorecem o Goiás e o Cruzeiro. A vitória do Vasco sobre o Botafogo colocou o Verdão na berlinda, antes disso, o Esmeraldino estava ganhando uma posição e pulando para o 17º lugar. Porém, o Gigante da Colina, que também luta pela permanência, venceu o líder Botafogo e saiu do Z4, agora, o time tem os mesmos 37 pontos que o Cruzeiro, mas tem um jogo a mais que a Raposa. A vitória derrubou quase que pela metade o risco de queda, agora com 36%. 

Além do Vasco, outros dois times correm risco de cair mesmo fora da zona de rebaixamento. O Bahia está em 15º lugar, também com 37 pontos, a equipe de Rogério Ceni precisa conquistar ao menos nove pontos, ou duas vitórias, para chegar aos 46 e não correr riscos. O último time em perigo é o Santos. Após empatar com o Cuiabá, o Peixe segue na 14ª colocação, com apenas um ponto de vantagem para o Z4, de acordo com a UFMG, o clube tem 21% de chances de ir para a Série B, e é o último da lista na disputa contra o rebaixamento.

Veja Também