Copinha terá a primeira edição feminina, jogos começam em dezembro
A competição conta com 16 times de todo país
Por: Ana Clara de Assis Praxedes

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, terá sua primeira edição com clubes femininos. O campeonato foi lançado nesta semana, e a Federação Paulista divulgou os times que irão participar, o sistema de disputa e os grupos da disputa. O torneio acontece entre os dias 4 e 17 de dezembro, com jogos nos estádios Nicolau Alayon, o Canindé, a Arena Ibrachina e a Rua Javari.
A competição conta com 16 times, que foram divididos em quatro grupos através de sorteio. Na primeira etapa, os grupos jogam entre si, quem terminar em primeiro garante vaga na semifinal, que será decidida em jogo único, assim como a final. Podem disputar a Copinha atletas nascidas nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006, além de até cinco jogadoras nascidas em 2007 e 2008.
A diretora de futebol feminino da Federação Paulista, Ana Lorena Marche, falou sobre o avanço e evolução que a Copinha Feminina representa: “o legado continua e continuará crescendo. Esse legado é de mulheres pioneiras, pois elas não tiveram a oportunidade de estarem aqui e disputar torneios de base. É para dar oportunidade para nós, mulheres, fazermos o que mais gostamos, que é jogar futebol”, afirmou.
Grupos
Grupo A: Santos, Flamengo, Grêmio e Botafogo-PB jogam em Canindé; Grupo B: Ferroviária, Internacional, Vitória e Minas Brasília-DF jogam no Nicolau Alayon; Grupo C: São Paulo, Fluminense, América-MG, Real Brasília-DF jogam na Rua Javari; Grupo D: Corinthians, Botafogo, Atlético-MG e Fortaleza jogam na Arena Ibrachina. A Federação Paulista de Futebol vai definir a tabela de jogos nos próximos dias.