Vitória consegue acesso à Série A faltando duas rodadas de antecedência e goianos se preparam para confrontos decisivos

Afunilando

Postado em: 13-11-2023 às 22h33
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Vitória consegue acesso à Série A faltando duas rodadas de antecedência e goianos se preparam para confrontos decisivos
Atlético Goianiense só depende dele para conseguir o acesso, enquanto Vila Nova precisa que adversários tropeçam na rodada. (Foto: E.C Vitória)

Faltando apenas dois jogos para o fim do Campeonato Série B a competição ainda segue em aberto para, agora, três equipes conquistaram o acesso à Série A, já que o Vitória é a primeira equipe classificada. O Leão da Barra é o líder do campeonato com 69 pontos. 

Ontem o Rubro negro baiano venceu o Novorozontino por 2 a 1 de virada e garantiu o acesso. Dependendo do resultado do confronto entre Criciúma e Guarani, a equipe pode se tornar campeã da Série B 2023. Isso porque o Criciúma é a única equipe que pode igualar o número de pontos e ficar com o título por conta do saldo de gols. 

A equipe treinada por Léo Condé que chegou a ser líder no início da competição, mas passou por um momento de instabilidade e retomou a ponta da tabela na 24ª rodada. Apesar dessa oscilação a equipe passou apenas duas rodadas fora do G-4, sua pior posição foi o quinto lugar.

Continua após a publicidade

As derrotas do Novorizontino para o Vitória e do Mirassol para o Ceará seguraram dois concorrentes diretos que ultrapassaram o Vila Nova na tabela. O Colorado é o 6º colocado com 58 pontos e não depende apenas dele para a garantir o acesso, conta com tropeços dos adversários. 

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG a probabilidade do Vila garantir o acesso é de 17,8%. O técnico Higo e os jogadores sabem que não será uma tarefa fácil, mas acreditam no acesso e vão lutar até o final para conseguirem.

“Faltam dois jogos e ainda não jogamos a toalha. A gente acredita até o final, vamos pensar jogo a jogo. Conseguimos vencer o Londrina, agora é pensar no Ceará. Vamos tentar vencer os jogos para chegar aos 64 pontos e depois ver o que vai dar”, analisou Igor Henrique.

O Atlético Goianiense também está na corrida do acesso, na vice-liderança com 61 pontos a situação do Rubro negro é melhor do que a do rival, isso porque ele depende apenas dele para subir. 

Com a melhor campanha do returno, a equipe treinada por Jair Ventura está a três partidas sem vencer, mas sua chance para a vaga é de  60,3%. Mesmo com essa sequência o técnico ainda está confiante para o grande objetivo. 

“Sigo com a mesma convicção. A confiança segue a mesma por conta da performance. Jogamos bem contra o Novorizontino e hoje fizemos mais um grande jogo contra um adversário duríssimo jogando em sua casa. O que me deixa seguro de que vamos subir é pela performance. Difícil falar das equipes concorrentes, mas dificilmente tem outra equipe jogando o futebol que estamos jogando dentro e fora de casa. Estamos muito equilibrados e consistentes. Por isso tenho certeza de que vamos subir”, analisou Jair Ventura. 

Agenda

O Atlético Goianiense volta a campo no sábado (18), às 17h, contra o Mirassol, no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, em Mirassol, interior paulista. Enquanto o Vila Nova recebe o Ceará, no domingo (19), às 18h, no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga, em Goiânia.

Veja Também