Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Briga pelo título ganha emoção e disputa na parte de baixo da tabela segue em aberto

Até o final vai ter emoção no campeonato Brasileiro Série A

Postado em: 14-11-2023 às 21h25
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Briga pelo título ganha emoção e disputa na parte de baixo da tabela segue em aberto
Na reta final do Brasileirão dança das cadeiras do técnicos seguem agitadas. (Foto: Rosiron Rodrigues | Goiás EC)

Depois de liderar o Campeonato Brasileiro Série A por 30ª rodadas, o Botafogo é vice-líder da competição com 60 pontos, o novo líder é o Palmeiras com 62. O Fogão chegou a abrir 12 pontos de vantagem que nas últimas rodadas foi diminuindo até acabar. 

Mesmo com um jogo a menos, agora a equipe carioca não é mais o favorito ao título, ainda é um dos postulantes, mas agora divide atenção com Palmeiras, Bragantino, Grêmio, Flamengo e Atlético-MG. 

De acordo com o Departamento de Matemática da UFMG, o Palmeiras tem 45,5% de chances de ficar com a taça, o Botafogo 28%, o Bragantino 15,9%, Grêmio 6,4%, Flamengo 3,5% e o Atlético-MG 0,83%. Isso por conta da fase que cada equipe está passando e os adversários das próximas quatro rodadas restantes de cada. 

Continua após a publicidade

Pensando na reta final do campeonato, o Botafogo optou por demitir o técnico Lúcio Flávio, ex-auxiliar que foi efetivado como técnico depois da demissão de Bruno Lage. Nos últimos três jogos o Fogão perdeu de virada por 4 a 3, em ambas abrindo 3 gols de vantagem para Palmeiras e Grêmio e na última rodada levou o empate no final do jogo contra o Bragantino, partidas diretas que influenciaram a parte de cima da tabela. 

O Botafogo já acertou a contratação do técnico Tiago Nunes para o lugar de Lúcio. Neste ano Tiago trabalhou no comando do Sporting Cristal do Peru. 

Se na parte de cima da tabela ainda não tem nada definido, na parte de baixo a emoção é a mesma. O América-MG é a única equipe já rebaixada, enquanto o Coritiba, Goiás, Cruzeiro, Bahia, Vasco, Santos, Internacional, Corinthians, Fortaleza, São Paulo e Cuiabá têm chances matemáticas de serem rebaixadas. 

Nas últimas seis partidas o Goiás venceu apenas uma partida, contra o Coritiba, empatou uma, Vasco e perdeu quatro, Fluminense, Bragantino, Santos e Atlético-MG. Nos confrontos diretos, o Esmeraldino somou apenas quatro pontos dos nove em disputa. 

Com 92% de chance de queda, o Goiás ainda tem confronto contra o Cruzeiro (casa), Grêmio (fora), Fortaleza (fora) e o já rebaixado América-MG (casa), para tentar se livrar do rebaixamento. A derrota na última rodada culminou na demissão do técnico Armando Evangelista, o portugues ficou a frente do clube por 26 jogos, seis vitórias, nove empates e 11 derrotas. 

Para a sequência do campeonato, o Goiás optou por Mário Henrique, atual técnico do sub-20, para comandar a equipe, além de Leandro Campos, auxiliar permanente do clube, como auxiliar técnico. A equipe se reapresenta nesta quinta (16), às 15h no CT Edmo Pinheiro.

Agenda

Devido a Data FIFA o Goiás terá duas semanas de preparação para o seu próximo jogo. O Esmeraldino volta a campo na segunda (27), às 20h, contra o Cruzeiro, no Estádio da Serrinha, em Goiânia. Um confronto importante para ambas as equipes, pois brigam direto na zona de rebaixamento.

Veja Também