Brasil perde para Colômbia e acumula duas derrotas consecutiva nas Eliminatórias 

Esse é o pior resultado da equipe na história da competição

Postado em: 16-11-2023 às 23h46
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Brasil perde para Colômbia e acumula duas derrotas consecutiva nas Eliminatórias 
Essa é a primeira vez na história que o Brasil perde para Colômbia nas Eliminatórias (Staff Images / CBF)

A seleção brasileira perdeu para a Colômbia por 2 a 1 na noite desta quinta-feira (16), em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Jogando no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla, a seleção colombiana contou com o apoio da torcida para virar o jogo e vencer o Brasil pela primeira vez em uma partida de Eliminatórias. O protagonista da noite foi Luis Díaz, que marcou os dois gols da Colômbia, enquanto Martinelli fez o único brasileiro. 

O jogo

O Brasil começou o jogo dominando, nos primeiros minutos teve a posse da bola e logo aos três abriu o placar com Gabriel Martinelli. Em jogada de velocidade pela esquerda, o atacante tabelou com Vinícius Jr. e tocou rasteiro no canto esquerdo do gol colombiano. 

Continua após a publicidade

Embalado pela torcida, o time da casa reagiu e se posicionou melhor na partida. Após os 15 minutos, a seleção colombiana jogou mais no campo de ataque. O goleiro brasileiro, Alisson, precisou defender o chute de Carrascal, que mandou rasteiro no canto direito, mas parou na defesa. Minutos depois, James Rodriguez tentou de cabeça e o goleiro defendeu novamente. 

Aos 26, o Brasil perdeu Vini Jr., que saiu com dores, João Pedro entrou no lugar do atacante. A equipe colombiana foi melhor grande parte do jogo, aos 30 minutos, Luis Díaz ganhou a disputa com Renan Lodi e criou contra-ataque para a Colômbia, o 7 colombiano chegou na área em velocidade, mas prestes a finalizar foi parado pela defesa. O Brasil apareceu no final do primeiro tempo, mas não conseguiu criar nada. 

Na volta da segunda etapa, a seleção brasileira teve chances no início, após Raphinha arriscar chute de longe e o goleiro colombiano, Vargas, defender. O Brasil até tentou outras vezes mas a noite era do camisa sete Luis Díaz, o jogador que estava bem na partida, conseguiu empatar aos 29 minutos, após receber um cruzamento e bater de cabeça. Quatro minutos depois, Díaz de novo. Em cruzamento de James pela direita, ele completou na área e virou o placar.

Com o resultado, o Brasil perdeu a segunda partida seguida pela primeira vez na história das Eliminatórias. Agora, a equipe Canarinha está em quinto lugar, com sete pontos.

Ficha técnica 

Colômbia 2 x 1 Brasil

Data: 16 de novembro de 2023

Horário: 21h

Local:  Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla

Árbitro: Andrés Matonte (URU)

Asistentes: Nicolás Tarán (URU) e Martín Soppi (URU)

VAR: Leodán González (URU)

Gols: Gabriel Martinelli aos 3 min/1T (Brasil), Luis Díaz aos 29 e aos 33 min/2T (Colômbia)

Cartões Amarelos: Davinson Sánchez (Colômbia); Renan Lodi e Pepê (Brasil)

Colômbia: Vargas; Muñoz, Lucumí, D. Sánchez e Deiver Machado (Asprilla); Castaño (Lerma), M. Uribe (Sinisterra), Carrascal (R. Ríos) e J. Rodriguez; Luis Díaz e Borré (Córdoba)

Técnico: Néstor Lorenzo

Brasil: Alisson; E. Royal, Marquinhos, G. Magalhães (D. Luiz) e R. Lodi (Pepê); André, B. Guimarães; Raphinha (Endrick), Rodrygo (Paulinho), Vinicius Jr. (João Pedro) e Gabriel Martinelli.

Técnico: Fernando Diniz

Veja Também