Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Goiás dá primeiros passos para SAF  e tem horário de jogo alterado pela CBF

O Esmeraldino tem 94,7% de chance de ser rebaixado de acordo com Departamento de Matemática da UFMG

Postado em: 23-11-2023 às 22h31
Por: Larissy Summer Santos
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás dá primeiros passos para SAF  e tem horário de jogo alterado pela CBF
(Foto: Rosiron Rodrigues/ Goiás)

Em meio reta final de Campeonato Brasileiro Série A e a possível queda para segunda divisão, o Goiás dividiu sua atenção com mudança em seu estatuto.  A proposta é que o cargo de presidente executivo seja extinto e passe a dar lugar para um conselho administrativo. Além de dar os primeiros passos para o clube se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).

A proposta foi aceita em primeira instância  por 138 conselheiros dos 153. Mesmo com a manifestação positiva da mudança, para que ocorra essa modificação ainda é necessário um novo pleito que contará com a presença de sócios-proprietários.

A proposta do novo formato ficará com uma gestão a cargo do conselho administrativo, seguindo os modelos do mundo empresarial. Sendo cinco membros, três eleitos pelo Conselho Deliberativo e dois profissionais contratados e com remuneração. 

Continua após a publicidade

Além de prevê a criação de quatro diretorias, futebol, administrativa e financeira, iniciação esportiva e novos negócios e branding, onde cada diretoria seria comandada por um diretor e todos eles estariam sob o guarda chuva de um CEO. Em caso de aprovação, as mudanças passam a valer para a próxima eleição no clube que acontece neste ano, em dezembro. 

O presidente do Conselho Deliberativo, Edminho Pinheiro, que tem contrato até junho de 2025, confia neste modelo e vê com bons olhos essa proposta. Acreditando que é o melhor modelo para o futuro do Goiás.

“Um dos objetivos desse clube é, evidentemente, buscar um investidor para tentar competir no mercado do futebol brasileiro. Não vou dizer “de igual para igual”, pois isso não vai acontecer. Temos aí o exemplo do Bahia, que investe obrigatoriamente R$10 milhões por mês em sua folha salarial e está disputando a permanência (na Série A). Mas é praticamente unanimidade que este é o melhor encaminhamento para o Goiás, com os sócios-proprietários fazendo a confirmação”, afirmou Edminho.

Agenda

Voltando para dentro das quatro linhas, o Goiás é 18º colocado com 35 pontos e está a seis pontos de sair da zona de rebaixamento, o Cruzeiro é o 16º com 41 pontos, primeiro time fora do Z-4. A equipe mineira ‘pagou’ os seus dois últimos jogos atrasados, venceu o Fortaleza por 1 a 0 e empatou com o Vasco por 2 a 2, e deixou o Z-4.

Nesta segunda (26) , o Esmeraldino e a equipe Celeste se enfrentaram, às 21h, no Estádio da Serrinha. O jogo estava marcado para às 20h, mas a CBF alterou o horário. O confronto tem relevância  na parte de baixo da tabela.

Veja Também