Segunda-feira, 01 de julho de 2024

Times vão em busca de final da Copa do Brasil

Quatro equipes jogam hoje pelos duelos de volta das semifinais, todas procurando uma vaga na decisão do torneio nacional

Postado em: 26-09-2018 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Times vão em busca de final da Copa do Brasil
Quatro equipes jogam hoje pelos duelos de volta das semifinais, todas procurando uma vaga na decisão do torneio nacional

*Luiz Felipe Mendes

A primeira finalíssima de uma competição envolvendo clubes brasileiros está perto de acontecer. Hoje, às 21h45, duas partidas vão definir as equipes que disputarão o título da Copa do Brasil de 2018. Na Arena Corinthians, o Timão recebe o Flamengo com a expectativa de usar a torcida a seu favor. No Mineirão, o Cruzeiro vai com a vantagem diante do Palmeiras, que por sua vez quer fazer valer o bom desempenho fora de seus domínios.

Continua após a publicidade

No dia 12 de setembro, o Flamengo recebeu o Corinthians no Maracanã em jogo duro. Duro de assistir. Com poucas chances, um mandante sem criatividade e um visitante claramente apostando na retranca, o embate não poderia ter terminado com um placar diferente: 0 a 0. Agora, porém, os dois times inevitavelmente terão que se arriscar mais no ataque, até porque um novo empate, independentemente de ser com gols ou sem, leva a peleja para os pênaltis. Isto acontece porque na Copa do Brasil não há o critério de gol fora de casa como critério de desempate.

Tanto os cariocas quanto os paulistas não vivem o melhor dos momentos na temporada. O rubro-negro ainda conseguiu respirar um pouco mais aliviado, pois bateu o Atlético Mineiro dentro de casa e se manteve na caça dos líderes da Série A do Brasileiro. Ainda assim, o grupo não vem rendendo como o esperado. No lado alvinegro, o último resultado foi um empate contra o Inter, o qual naquela ocasião era o vice-colocado. Apostando em um estilo de jogo mais defensivo, o técnico Jair Ventura espera anular as estratégias do adversário Maurício Barbieri.

O outro jogo da semifinal coloca frente a frente dois Palestras. Companheiros de nome no início de suas histórias, Cruzeiro e Palmeiras travam um confronto que vem aparecendo bastante nos últimos tempos. Na Copa do Brasil de 2015, por exemplo, o Verdão venceu a Raposa nas oitavas e se sagrou campeão. Dois anos depois, foi a vez dos mineiros derrotarem os paulistas nas quartas, levantando o caneco no fim da competição. Todas as vezes em que eles se encontraram pela Copa do Brasil, a equipe vencedora acabou ganhando o campeonato, assim como na final de 1998.

No duelo de ida, o Cruzeiro se impôs, marcou logo no começo do jogo e segurou o resultado, vencendo por 1 a 0. A vantagem azul não é somente numérica, porque agora ainda jogará em casa. Por outro lado, o Palmeiras nesta temporada não perdeu nenhuma partida eliminatória fora de seus domínios, o que pode ser decisivo no plantel comandado pelo experiente Luiz Felipe Scolari. Contudo, o Verdão bateu os adversários de hoje em Minas Gerais por dois gols de diferença em apenas uma ocasião, lá em 1930. Mais um fator que pende para o lado dos atletas liderados por Mano Menezes. De qualquer jeito, este embate, assim como Corinthians x Flamengo, vai pegar fogo na noite desta quarta-feira de futebol. 

Veja Também