Fluminense disputa vaga na final do Mundial contra o maior clube do Egito, Al-Ahly

Ambas equipes jogam em busca do título inédito

Postado em: 17-12-2023 às 22h20
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Fluminense disputa vaga na final do Mundial contra o maior clube do Egito, Al-Ahly
Fluminense teve quatro dias na Arábia Saudita para se preparar para as semifinais. (Foto: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE F.C.)

Em sua primeira participação no Mundial de Clubes da FIFA, o Fluminense entra em campo contra a equipe egípcia, Al-Ahly, nesta segunda-feira (18), a partir das 15h, na Cidade dos Esportes Rei Abdullah, em Jidá, na Arábia Saudita. A partida é válida pela semifinal do Mundial, e ambas equipes vão em busca do título inédito. A arbitragem será comandada pelo polônes Szymon Marciniak, que tem no currículo a final da Copa do Mundo de 2022 e a decisão da Champions League desta temporada.

Fluminense 

Após desbancar campeões e vencer de forma consistente a Libertadores da América, o Fluminense chega ao Mundial de Clubes com o objetivo de vencer. Após quatro dias de preparação, o técnico Fernando Diniz divulgou que irá usar a mesma formação da final da competição sul-americana, contra o Boca Júniors, neste jogo. Um possível desfalque era o lateral-direito Samuel Xavier, que sofreu lesão no joelho no mês passado, mas o atleta já treinou com o time.

Continua após a publicidade

A equipe de Laranjeiras vai enfrentar um time que passa por boa fase, Fernando Diniz disse ter consciência disso, e afirmou que a comissão técnica estudou o estilo de jogo do adversário. “Vi um time extremamente organizado. Assistimos sete jogos do Al-Ahly e sete jogos do Ittihad. O jogo do estádio foi só mais um. Eles têm uma base muito forte, é um time que mexe pouco. O jeito de jogar é muito consistente, com jogadores muito bons e um time popular do Egito. É um time que chega com todo o mérito e tem todo o nosso respeito”. 

O treinador ainda falou da preparação especial da equipe, devido a quantidade de jogos, e disse que o elenco está focado em conquistar o título. “A gente chega em boas condições, é um sonho muito grande. O cansaço eventual é suprimido pela imensa vontade que temos de estar aqui. Estamos de corpo e alma para fazer o melhor pelo Fluminense”.

Al-Ahly

Após eliminar o Al-Ittihad, que contava com estrelas como Benzema, Kanté e Fabinho, a equipe africana chega em alto estilo na semifinal, o técnico suíço Marcel Koller deve repetir a escalação que deu certo nas quartas. O Al-Ahly é o maior time africano da atualidade, possui 42 taças da liga de seu país, é também o maior vencedor de títulos Liga dos Campeões do continente, com 11 troféus, e é cinco vezes vice-campeão continental, além de ter quatro taças da Copa dos Campeões da África.

Em Mundiais, é o segundo time com mais participações no torneio, atrás apenas do Auckland City, da Nova Zelândia. A equipe ficou em terceiro lugar por três vezes, em 2006, 2020 e 2021, e apesar disso, nunca disputou uma final. Os egípcios estão acostumados a duelar com clubes brasileiros, em 2020 venceu a disputa de terceiro lugar contra o Palmeiras, e em 2021 sofreu a revanche contra o porco e foi eliminado, já em 2022, caiu para o Flamengo.

Ficha Técnica 

Fluminense x Al-Ahly

Data: 18 de dezembro de 2023

Horário: 15h

Local: Cidade dos Esportes Rei Abdullah, em Jidá, Arábia Saudita 

Árbitro: Szymon Marciniak (POL)

Assistentes: Tomasz Listkiewicz, Adam Kupsik e Tori Penso (EUA)

VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Marcelo; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Jhon Arias, Keno e Germán Cano.

Técnico: Fernando Diniz

Al Ahly: El Shenawy; Hany, Ibrahim, Abdel Monem e Ali Maaloul; Emam Ashour, Marwan Attia e Ahmed Nabil Koka; Percy Tau, El Shahat e Kahraba.

Técnico: Marcel Koller

Veja Também