Com brasileiras em quadra, Eczacibasi bate Vakifbank e conquista Mundial de Clubes de Vôlei

O Eczacibasi. A equipe venceu a final do torneio contra o Vakifbank, por 3 sets a 2.

Postado em: 20-12-2023 às 15h44
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Com brasileiras em quadra, Eczacibasi bate Vakifbank e conquista Mundial de Clubes de Vôlei
A vitória garantiu o tricampeonato mundial para a equipe. (Foto: Foto: Volleyball World/Divulgação)

Com clássico turco, o Mundial de Clubes de Vôlei Feminino 2023 conheceu seu campeão: o Eczacibasi. A equipe venceu a final do torneio contra o Vakifbank, por 3 sets a 2, com as parciais de 19/25, 25/23, 25/23, 23/25 e 15/9, na manhã do último domingo (17), em Hangzhou, na China. Com o título, a equipe se torna tricampeã do campeonato, agregando mais um troféu aos títulos de 2015 e 2016.  

Em partida típica de clássico, os times turcos fizeram um grande jogo. O Vakifbank era um oponente difícil de ser superado, a equipe conta com grandes nomes como a brasileira Gabi Guimarães e a norte-americana Jordan Thompson, além de ser o maior campeão do torneio, com quatro títulos. Tudo isso culminou para que o time saísse na frente, o Vakif venceu o primeiro set e conseguiu abrir boa vantagem no segundo ao fazer 12 a 4. Porém, o Eczacibasi teve ótima reação e conseguiu correr atrás do prejuízo, empatando o placar em 1 a 1.

No terceiro set, o campeão se encaminhou para a vitória e conseguiu virar o jogo, liderado pela sérvia Boskovic, o time fechou a rodada com 25 a 23. Mas a vantagem não durou muito, no quarto set, o Vakif se mostrou vivo no jogo e contou com Thompson para vencer o set, com o empate, a partida foi decidida no tie-break. No último e decisivo tempo, o Eczacibasi foi superior, conseguiu abrir vantagem e venceu com mais facilidade  que nos sets anteriores, fazendo 15 a 9 e vencendo de forma acirrada, por 3 a 2. 

Continua após a publicidade

Considerada a melhor jogadora do mundo, Boskovic, foi importante para a virada do Eczacibasi, a atleta marcou 27 pontos. Além dela, o time contou com a boa atuação da ponta Baladin, que anotou 20 pontos. Do outro lado, pelo Vakif,  a oposta norte-americana Jordan Thompson foi a maior pontuadora do time, com incríveis 33 pontos, Gabi e Ogbogu fizeram 16 cada para ajudar a equipe.

O campeão terminou a competição de forma invicta, ao conquistar quatro vitórias em quatro jogos. Na primeira fase, no Grupo A, o time venceu o Minas Tênis Clube por 3 sets a 0, na segunda rodada superou o Tianjin Bohai com o mesmo placar, e na semifinal eliminou o Praia Clube por 3 sets a 1. 

Já no duelo pelo Bronze, o Praia Clube, representante do Brasil que havia sido eliminado pelo Eczacibasi nas semis, disputou o terceiro lugar contra o Tianjin Bohai, da China, e perdeu por 3 sets a 1, 23/25, 20/25, 25/17 e 19/25, e terminou o campeonato em quarto lugar. A equipe mineira fez uma partida competitiva, e foi superior em alguns momentos, ficando à frente no placar, mas não conseguiu segurar a vantagem até o final. A sérvia Boskovic foi eleita a jogadora mais valiosa, Most Valuable Player (MVP), do Mundial. Destaque no torneio, a brasileira Gabi foi escolhida como a melhor ponteira do torneio. A oposta Tainara, do Praia Clube, foi a maior pontuadora do campeonato, com 93 pontos. As atletas integram a seleção da competição, que conta com as melhores jogadoras, e além delas também foram selecionadas: Elif Sahin  (Eczacibasi), como melhor levantadora, Tijana Boskovic (Eczacibasi), como melhor oposta; Gabriela Guimarães (Vakifbank) e Li Yingying (Tianjin Bohai), melhores ponteiras; Zehra Gunes (VakifBank) e Jovana Stevanovic (Eczacibasi), melhores centrais; Ayca Aykac (VakifBank), melhor líbero.

Veja Também