Fluminense e Manchester City se enfrentam na final do Mundial de Clubes, nesta sexta (22)

Os dois campeões inéditos, chegam à decisão em busca de conquistar o mundo pela primeira vez na história

Postado em: 22-12-2023 às 14h56
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Fluminense e Manchester City se enfrentam na final do Mundial de Clubes, nesta sexta (22)
Em ano excepcional, Fluminense pode se tornar campeão do Mundo pela primeira vez em sua história (Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

Em duelo de vencedores, o campeão da Copa Libertadores, Fluminense, e o vencedor da Champions League, Manchester City, se enfrentam na final do Mundial de Clubes, nesta sexta-feira (22), às 15h, na Cidade dos Esportes Rei Abdullah, em Jidá, na Arábia Saudita. Os dois campeões inéditos, chegam à decisão em busca de conquistar o mundo pela primeira vez na história, e em um duelo de estilos táticos, a partida marca o encontro de dois de dois grandes nomes do futebol atual: Pep Guardiola e Fernando Diniz.

Fluminense

Após passar com superioridade pelo Al-Ahly nas semifinais, o Fluminense chega para decisão confiante. Fernando Diniz tem todo o elenco à sua disposição, e deve entrar em campo com a escalação que deu certo tanto na final da Libertadores, quanto no jogo de semifinal do Mundial.  

Continua após a publicidade

Apesar de ter um grande desafio pela frente, Diniz se mostrou confiante na coletiva pré-jogo, ele afirmou que mesmo com o favoritismo do clube inglês, o Flu está focado na vitória. “A primeira coisa que precisamos ter é confiança que podemos vencer a partida. Sempre entrei com a intenção de vencer o jogo. O Fluminense precisa fazer o máximo possível. Sabemos que vamos enfrentar o melhor time do mundo, mas não impede a gente de sonhar e fazer o nosso melhor. O Fluminense vai procurar jogar como time que acredita nos seus valores” .

Manchester City

Após superar Urawa Reds, o City chega como favorito. Além de ter garantido a Champions, o clube vem de uma ótima temporada, onde venceu o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra. Mas para a final, Guardiola não poderá contar com suas principais peças, Haaland e De Bruyne, que estão em recuperação de lesões e foram cortados do Mundial. O técnico espanhol tem conhecimento das comparações entre seu estilo tático e o de Diniz, e antes da decisão, fez questão de elogiar o Fluminense e o modo de jogo peculiar do técnico tricolor. 

”Eles jogam o estilo típico do Brasil da década de 70, 80, início de 1990, 94, quando venceram a Copa do Mundo nos Estados Unidos. Agora, novamente, eles jogam “cadê a bola?”, os passes curtos, a combinação é muito boa, o um contra um, o físico. Temos que estar atentos ao quanto correr atrás da bola. Pela forma como jogam, exigem muito esforço”, afirmou.

Ficha técnica

Manchester City x Fluminense 

Data: 22 de dezembro de 2023

Horário: 15H

Local: Cidade dos Esportes Rei Abdullah, em Jidá, Arábia Saudita 

Árbitro: Szymon Marciniak (POL)

Assistentes: Tomasz Listkiewicz, Adam Kipsik e Jesús Valenzuela Sáe

Manchester City: Éderson; Kyle Walker, John Stones, Rúben Dias, Josko Gvardiol; Rodri, Mateo Kovacic; Bernardo Silva, Phil Foden, Jack Grealish; Julian Álvarez.

Técnico: Pep Guardiola

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo, Marcelo; André, Martinelli; Jhon Arias, Ganso, Keno; Germán Can

Técnico: Fernando Diniz

Veja Também