Manchester City goleia Fluminense e vence Mundial de Clubes pela primeira vez 

O primeiro gol dos ingleses saiu aos 50 segundos do início

Postado em: 22-12-2023 às 23h21
Por: Ana Clara de Assis Praxedes
Imagem Ilustrando a Notícia: Manchester City goleia Fluminense e vence Mundial de Clubes pela primeira vez 
Com gol mais rápidos dos mundiais, City confirmou o favoritismo sobre o Flu (Foto: LUCAS MERÇON /FLUMINENSE FC)

Confirmando o favoritismo, o Manchester City venceu o Fluminense por 4 a 0 na final do Mundial de Clubes, nesta sexta-feira (22), no Centro Esportivo Rei Abdullah, em Jidá, Arábia Saudita. O time inglês abriu o placar antes do primeiro minuto, com o gol mais rápido da história dos mundiais, marcado por Julián Álvarez, Nino fez um contra e Phil Foden completou o placar. Com a vitória, o City agregou mais um troféu inédito à vasta prateleira de vitórias e conquistou o mundo.  

O jogo

A expectativa no início da partida era grande, sob o comando de técnicos com estilos parecidos, que priorizam a posse e o toque de bola, as equipes entraram em campo. Mas logo no começo do jogo, o Manchester City mostrou toda sua técnica, aos 50 segundos do primeiro tempo, o argentino Julián Álvarez abriu o placar. Marcelo errou o passe na saída, e Aké aproveitou para chutar, a bola foi na trave e Álvarez pegou a sobra para marcar.  

Continua após a publicidade

Apesar do erro no começo, o Tricolor soube reagir e foi em busca do jogo. Seguindo os comandos de Diniz, a equipe priorizou a posse de bola e chegou a ter controle do jogo por quase 10 minutos, mas todo esse domínio não foi convertido em gol, o que gerou espaço para reação do City. A equipe inglesa não deixou de pressionar, empurrando todo o time do Flu para dentro da área de defesa em alguns momentos.

A partir dos 25 minutos, o City tomou conta do jogo, aos 26, o segundo gol da equipe. Rodri deu um ótimo passe para Foden, que recebeu na área e cruzou rasteiro. Nino marcava o meia e tentou cortar a bola, mas o chute desviou para dentro do gol, aumentando a vantagem dos Cityzens. O final da primeira etapa foi marcado pelo Flu em busca da bola, enquanto o City procurava espaços para infiltrar. 

No segundo tempo, a pressão inglesa continuou, o Fluminense voltou menos competitivo, e aos 10 minutos, o goleiro Fábio já havia feito três defesas perigosas. O time carioca até esboçou algumas saídas em contra-ataque, mas não teve chances claras. Já o City, continuou ofensivo e marcou o terceiro aos 26 minutos, com os destaques do jogo, cruzamento de Álvarez e gol de Foden. A partida continuou no mesmo ritmo, e o placar que parecia decidido, ficou ainda maior para o lado azul da torcida. Novamente, Alvarez recebeu o passe, driblou André e chutou rasteiro, para fechar a goleada em 4 a 0 e garantir o título.

Manchester City 4 x 0 Fluminense 

Data: 22 de dezembro de 2023

Horário: 15H

Local: Cidade dos Esportes Rei Abdullah, em Jidá, Arábia Saudita 

Árbitro: Szymon Marciniak (POL)

Assistentes: Tomasz Listkiewicz, Adam Kipsik e Jesús Valenzuela Sáe

Gols: Julian Alvarez aos 50 seg/1T e aos 42 min/2T e Nino aos 26 min/1T, Phil Foden aos 26 min/2T (Manchester City)

Cartões Amarelos: John Kennedy, Marcelo e Alexsander (Fluminense)

Manchester City: Éderson; Walker, Stones (Gvardiol), Dias, Aké (Bobb); Rodri (Akanji), Lewis (Kovacic); Bernardo Silva, Phil Foden (Nunes),Grealish; Julián Álvarez

Técnico: Pep Guardiola

Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Nino (Marlon), Felipe Melo (Alexsander), Marcelo (D. Barbosa); André, Martinelli; Arias, Ganso (Lima), Keno (J. Kennedy); Germán Can

Técnico: Fernando Diniz

Veja Também